A professora Maria Aparecida Custodio Domingues e o professor Julio Defaveri assumiram, oficialmente, como chefe e vice-chefe do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). O mandato será de dois anos, sendo que professora Maria foi reconduzida ao cargo.
A cerimônia de posse, realizada na sala de reuniões do departamento, reuniu diversos professores e funcionários, além da diretora da FMB, professora Silvana Artioli Schellini. A dirigente lembrou que o Departamento de Patologia foi o primeiro a ser criado na instituição e tem como uma de suas principais características uma visão ampla sobre todas as demais áreas.
O Departamento de Patologia tem um ensino forte, um programa de residência de qualidade e uma pós-graduação bem conceituada. Sei que todos os membros do departamento são responsáveis por esse sucesso, destacou a diretora.
Professora Silvana solicitou que a nova chefe apresente, como exemplo, aos chefes dos outros departamentos, o Plano de Desenvolvimento Departamental (PDD) que elaborou para sua área. Hoje o Departamento de Patologia tem um planejamento e sabe muito bem o que quer, acrescentou.Professora Maria Domingues, chefe reconduzida ao cargo, lembrou em seu discurso que o departamento superou vários desafios nos últimos dois anos e salientou que as dificuldades foram enfrentadas com coragem e união.
Aqui nada é feito de maneira individual, aqui o grupo decide, o conselho é soberano e, só assim, com essa lição de generosidade e humildade aprendemos e ensinamos nossos alunos, residentes e pós-graduandos, disse.A chefe ressaltou que a proposta de sua nova gestão continuará sendo a busca pela acreditação e qualidade. Apostamos na união e continuaremos a buscar o novo, aprendendo a ser flexível na seriedade da nossa missão, colocou. Ao final da cerimônia, professora Maria Domingues apresentou um balanço das ações e melhorias obtidas durante sua primeira gestão.
{n}Sobre o Departamento{/n}
O núcleo do Departamento de Patologia foi o primeiro a chegar ? FCMBB, em outubro 1962, representado pelo Prof. Mario Rubens Guimarães Montenegro, procedente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo( FMUSP). A Residência em Patologia teve início em 1971 e o curso de Pós-Graduação em Patologia em 1989.
A Missão do Departamento de Patologia da FMB é: Exercer a Patologia Diagnóstica, a Pesquisa e o Ensino de Patologia em Nível de Excelência e Ética, de modo a otimizar continuamente o atendimento aos seus clientes, formar e desenvolver recursos humanos competentes e contribuir para o conhecimento técnico e cientifico.
A Visão do Departamento é: Ser um Centro de Anatomia Patológica com Excelência reconhecida em todos os segmentos, produzindo serviços, ciência e recursos humanos de qualidade para a sociedade. A Filosofia do Departamento de Patologia é: Ética, Comprometimento e Qualidade.
Fonte:
Leandro Rocha
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB