Parquímetro na região da Dom Lúcio completa a primeira semana

Geral
Parquímetro na região da Dom Lúcio completa a primeira semana 05 julho 2025

Primeira semana de testes na Dom Lúcio mostra maior rotatividade nas vagas

Acontece Botucatu

Entrou em vigor na última segunda-feira, 30 de junho, a fase experimental do sistema de parquímetros na região da Avenida Dom Lúcio, em Botucatu. A medida também contempla vias paralelas, como as ruas General Telles e Dr. Costa Leite.

Durante esta primeira semana de operação, foram disponibilizadas 150 vagas, todas sob o monitoramento da concessionária Autoparque do Brasil, responsável pelo sistema de estacionamento rotativo na cidade desde 2012.

Além dos parquímetros físicos instalados, comércios credenciados funcionam como pontos de venda de tíquetes. Também há presença de agentes orientadores, que auxiliam motoristas no uso do sistema.

Segundo a Prefeitura, a implantação do sistema na Dom Lúcio atende a uma antiga reivindicação de comerciantes, motoristas e frequentadores da região — especialmente em áreas próximas ao comércio local, consultórios médicos e unidades hospitalares — que enfrentavam dificuldades com a baixa rotatividade nas vagas.

Avaliação positiva na primeira semana

O Secretário Adjunto de Assuntos de Transporte Coletivo e Trânsito, Rodrigo Fumes, avaliou de forma positiva o início da operação na região.

“Foi uma semana bem produtiva. Nossos agentes de trânsito acompanharam a operação ao longo desses dias e continuarão presentes nos próximos. Já percebemos uma modificação significativa, com maior rotatividade nas vagas disponíveis”, afirmou.

Fumes destacou que a Avenida Dom Lúcio é uma das regiões mais movimentadas da cidade, com forte presença de polos geradores de tráfego, como o Hospital Unimed, o Centro Médico e diversas outras unidades médicas, além de empresas do setor comercial.

“É uma área extremamente adensada. A questão do rotativo ali já mostra que está fluindo muito bem. Seguiremos acompanhando e seguimos à disposição da população”, completou.

Período de testes e funcionamento

O sistema permanecerá em fase de testes por 15 dias, ou seja, até meados de julho. Durante esse período, a Prefeitura e a concessionária estão colhendo feedbacks da população para possíveis ajustes antes da decisão sobre a implantação definitiva.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 17h.

Usuários também têm à disposição o aplicativo Autoparque Pay, disponível para Android e iOS, que permite pagamento por cartão, débito ou PIX, ativação remota de tíquetes e acompanhamento em tempo real do tempo estacionado.

📍 Área em teste – Perímetro do sistema

O sistema está ativo em três quarteirões principais e vias transversais da região central:

  • Av. Dom Lúcio: entre a Rua Monsenhor Ferrari e a Rua Cel. José Vitoriano Villas Boas
  • Rua General Telles: entre José Vitoriano Villas Boas e Monsenhor Ferrari
  • Rua Dr. Costa Leite: entre José Dal Farra e Cel. José Vitoriano Villas Boas
  • Transversais: José Dal Farra, Major Leônidas Cardoso e Cel. José Vitoriano Villas Boas
Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento