
Será de 9 a 14 de setembro, na Capela de Santa Cruz de Anna Rosa, Cohab 1, Botucatu

Após um ano de preparação, a Paróquia de São Pio X organiza a 6ª Festa da Capela de Santa Cruz de Anna Rosa, que acontece de 9 a 14 de setembro na capela localizada na Cohab 1, em Botucatu. O evento reúne programação religiosa, cultural e social que envolve todas as comunidades da paróquia, com o objetivo de celebrar a Exaltação da Santa Cruz, refletir sobre a luta contra a violência às mulheres e valorizar a cultura e tradição caipira.
A festa também faz uma homenagem especial ao legado da cantora e pesquisadora Inezita Barroso, referência da música caipira.
Palestras e conscientização
Nos dias 9, 10 e 11 de setembro, serão realizadas palestras ao lado da capela, abordando a participação das mulheres na sociedade e as redes de proteção contra a violência, com a presença do Conselho da Mulher de Botucatu, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência da Mulher e Promotoras Legais Populares.
Show de Prêmios Solidário
Na noite do dia 12 de setembro e na tarde do dia 13, às 16h, será realizado o Show de Prêmios Solidário, uma ação para arrecadação de fundos em prol dos projetos sociais da paróquia.
Programação musical
No sábado, a partir das 18h, a festa conta com apresentação da Orquestra de Viola e Violão do Instituto de Biociências de Botucatu – Unesp (OVVIB), seguida pela Roda de Violeiras e pelo duo João Vitor e Gabriel.
No domingo, a programação musical começa ao meio-dia com as apresentações de Lívia e Laura, Karoline Violeira, Juçara Fleury, Filarmônica da Serra, Adalberto e David, e Vanessa Ferreira (a confirmar).
Programação musical completa:
Sábado
- 18h – OVVIB (Orquestra de Viola e Violão do Instituto de Biociências de Botucatu – Unesp)
- 19h – Roda de Violeiras
- 20h – João Vitor e Gabriel
Domingo
- 12h – Lívia e Laura
- 13h – Karoline Violeira
- 14h – Juçara Fleury
- 15h – Filarmônica da Serra
- 17h – Adalberto e David
- 18h – Pereira e Ivan
Renda revertida a projetos sociais
Toda a renda arrecadada será revertida aos projetos sociais mantidos pela Paróquia de São Pio X, reforçando o compromisso com o apoio às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Programação das palestras:
- 09/09 – Mulheres na participação popular: Conselho da Mulher Botucatu
- 10/09 – Redes de proteção à mulher: Patrulha Maria da Penha e Centro de Referência da Mulher
- 11/09 – Mulheres no movimento social: Promotoras Legais Populares
A 6ª Festa da Capela de Santa Cruz de Anna Rosa é uma oportunidade para renovar a fé, celebrar a cultura local e apoiar causas sociais importantes.
Relembre a história de Anna Rosa
Na manhã de 22 de junho de 1885, um fazendeiro cavalgava por Botucatu quando, inesperadamente, seu cavalo o conduziu até um terreno próximo ao Rio Lavapés. Ali, encontrou o corpo de uma jovem brutalmente assassinada e mutilada.
O crime foi testemunhado, às escondidas, por uma escrava fugida, que permitiu identificar a vítima e o agressor: Anna Rosa, de apenas 20 anos, morta pelo próprio marido, Francisco Carvalho Bastos, conhecido como Chicuta, um influente carreiro da época.
A tragédia abalou a pacata Botucatu do século 19. Mais de 130 anos depois, o túmulo simples e cor-de-rosa de Anna Rosa, no Cemitério Portal das Cruzes, segue preservado e recebe visitas de moradores e devotos que atribuem a ela a intercessão de milagres — com inúmeras placas de agradecimento no local.
A história também inspirou a música Anna Rosa, composta por Carreirinho, de Bofete, e gravada em 1957 por Tião Carreiro e Pardinho, perpetuando a memória da jovem e denunciando a violência que sofreu.
Serviço:
Data: 9 a 14 de setembro de 2025
Local: Capela de Santa Cruz de Anna Rosa, Cohab 1, Botucatu (ao lado da Praça da Juventude) Organização: Paróquia de São Pio X
Renda: Integralmente revertida aos projetos sociais mantidos pela Paróquia



