Pardini se reúne com Secretário de Estado do Meio Ambiente para viabilizar Represa do Rio Pardo

Geral
Pardini se reúne com Secretário de Estado do Meio Ambiente para viabilizar Represa do Rio Pardo 17 fevereiro 2018

Na última quinta-feira, 16, o Prefeito Mário Pardini esteve na cidade de São Paulo em reuniões para tratar do projeto de construção da barragem do Rio Pardo. A primeira parada foi na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, onde o Prefeito, acompanhado do Coordenador do Escritório de Projetos da Prefeitura, Sérgio Bacchi e do vereador Sargento Laudo, se reuniu com o Secretário da pasta estadual, Maurício Brusadin.

“Formalizamos um pedido de colaboração para o licenciamento ambiental da barragem e nos colocamos à disposição para agilizar este processo o máximo possível. Recebemos um aceno positivo do Secretário, o que me deixou bastante otimista”, citou Pardini.

Depois, também para debater o projeto que garantirá pelas próximas décadas o abastecimento de água em Botucatu, Pardini esteve na diretoria da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, acompanhado do Superintendente da Unidade de Negócios Médio Tietê (região de Botucatu), Maurício Tápia, para uma reunião com o Diretor de Sistemas Regionais, Luiz Paulo de Almeida Neto. A finalidade do encontro foi solicitar o apoio da Companhia no projeto.

“Sabemos que é um projeto bastante complexo, mas importante. Por isso vamos trabalhar para que saia do papel e seja mais uma importante contribuição na construção do desenvolvimento de Botucatu e do bem-estar da população. Como a barragem tem o objetivo do abastecimento de água em Botucatu, a Sabesp poderá contribuir com o projeto”, finaliza Pardini.

Barragem do Rio Pardo

A barragem do Rio Pardo garantirá a autossuficiência no abastecimento de Botucatu nas próximas décadas. Para se ter ideia, a vazão estimada para atender a população botucatuense no ano de 2040 é de 700 litros de água a cada segundo, muito superior a capacidade média atual de produção do Rio Pardo.

A represa ficará 9 km à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira do Véu da Noiva. Seu volume total de reservação é de 7,7 mil m³. Sua área chegará a 319 hectares, sendo 164 de Área de Proteção Permanente.  Somente a barragem terá 600 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros. O investimento está contabilizado em pouco mais de R$ 50 milhões.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento