

Historicamente, outubro é um dos meses mais quentes no Brasil. Em muitas áreas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, a média das temperaturas máximas fica entre as mais altas do ano. Ao mesmo tempo, este período marca o início do aumento natural da frequência e do volume das chuvas em grande parte do país, principalmente no Norte, no Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul. Os temporais de fim de tarde tornam-se comuns, impulsionados pelo calor e pela umidade disponível.
O que influencia o clima em outubro de 2025
O comportamento do tempo em outubro será guiado pelo resfriamento em andamento no oceano Pacífico Equatorial. De acordo com os principais centros internacionais de monitoramento climático, esse resfriamento deve persistir ao longo do mês, indicando a formação de um novo episódio do fenômeno La Niña na primavera.
A análise mais recente da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), de 29 de setembro, aponta 71% de probabilidade para a instalação do fenômeno.
Com o avanço da La Niña, mudanças na circulação de ventos e no padrão de pressão atmosférica vão favorecer tanto a passagem de frentes frias do Sul para o Sudeste quanto a formação de corredores de umidade ligando o Norte ao Sudeste e ao Centro-Oeste.
Destaques esperados para outubro
- Calor intenso nos primeiros 7 a 10 dias do mês, com temperaturas próximas ou acima dos 40 °C em estados como MS, MT, GO, TO, MA, PI, BA, MG e SP.
- Norte do Paraná também terá dias quentes no início do mês.
- Possibilidade de onda de calor no centro-norte do país.
- Chuva frequente no Sul, com risco de temporais, granizo e acumulados elevados que podem causar transtornos.
- Risco de ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul.
- Aumento da frequência das pancadas de chuva na segunda quinzena de outubro.
- Formação de corredores de umidade e possibilidade de configuração de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).
- Frentes frias continentais podem provocar quedas acentuadas de temperatura no Sul, parte do Sudeste e do Centro-Oeste.
- Risco de geada tardia nas áreas mais altas das serras do Sul e na fronteira com o Uruguai.
Precipitação no Brasil
O volume de chuva em outubro de 2025 deve ficar entre a média e ligeiramente abaixo da média em boa parte do território nacional.
- Menos chuva que o normal: centro-oeste da Região Sul, oeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul, norte de Goiás e Tocantins.
- Mais chuva que o normal: leste da Região Sul (incluindo Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba), sul e leste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro, centro-sul do Espírito Santo, além de áreas do norte de Mato Grosso, sul do Pará, centro-oeste e sul do Amazonas, parte de Rondônia e Roraima.
Com informações do Climatempo
Compartilhe esta notícia