“Operação Viva Verão” retoma bloqueios educativos em Botucatu

Na manhã do último sábado, dia 26, foi realizado na rua Amando de Barros, na Praça do Bosque, o 6º Bloqueio Educativo da Prevenção ao Afogamento. A chamada “Operação Viva Verão”, que nos últimos anos reduziu drasticamente os casos de afogamentos em nossa região.

Foi o reinício anual deste programa, que é necessário e muito importante para orientar e esclarecer sobre as principais medidas preventivas a serem realizadas. O objetivo é evitar as mortes e sequelas provocadas pelos afogamentos, sejam em piscina, rio, lagoa, praia e até mesmo em um balde ou tanque de lavar roupas deixados com água na residência.

A Operação Viva Verão foi criada em 2014 pelo Corpo de Bombeiros de Botucatu, em parceria com o SAMU192, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Projeto Crescer Seguro, Tiro de Guerra 02-048, Conselho Municipal de Turismo, entidades públicas, privadas e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

As atividades realizadas pela campanha são baseadas em palestras, treinamentos, atividades lúdicas, reportagens, entrevistas, exposição de equipamentos de salvamento, participação em eventos, distribuição de revistas e panfletos preventivos.

O objetivo é estimular e promover a educação preventiva, bem como a mudança de comportamento de crianças, jovens e adultos quando utilizam locais aquáticos. Desta forma, ao longo destes anos foi possível obter resultados positivos na diminuição do número de afogamentos na cidade de Botucatu e região.