Operação da Polícia Civil mira esquema de estelionato no interior e prende uma pessoa em Botucatu

Geral
Operação da Polícia Civil mira esquema de estelionato no interior e prende uma pessoa em Botucatu 03 fevereiro 2026

Investigação aponta que produtos obtidos de forma fraudulenta por organização criminosa eram entregues em Botucatu e outras cidades da região.

A Polícia Civil do Estado de São Paulo deflagrou, nesta terça-feira (3), a Operação Primeira Impressão, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em crimes de estelionato, receptação e associação criminosa, que atuava em cidades do interior paulista, incluindo Botucatu.

A operação é conduzida pelo 4º Distrito Policial de Assis, com apoio do GOE de Assis e do GOE de Botucatu, e tem como foco o cumprimento de oito mandados de prisão temporária e 26 mandados de busca e apreensão. Até o momento, seis investigados foram presos, enquanto dois seguem foragidos.

Prisão em Botucatu

Durante as diligências, os investigadores cumpriram mandado de prisão em Botucatu, onde foi detido um dos alvos da operação. No mesmo ato, também foi realizado o cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão Domiciliar na residência do investigado, sendo apreendido o telefone celular de uso pessoal, que será analisado no curso das investigações.

Após a formalização da captura, o preso foi apresentado à autoridade policial para as providências de Polícia Judiciária e, posteriormente, encaminhado à Cadeia Pública de Itatinga, onde permanece à disposição da Justiça.

Modus operandi do grupo

De acordo com a Polícia Civil, o grupo utilizava CNPJs regulares de terceiros, sem o conhecimento dos verdadeiros proprietários, para realizar compras fraudulentas de produtos. O esquema consistia no pagamento de uma entrada inicial, conferindo aparência de legalidade à negociação, e, após a entrega das mercadorias, os criminosos interrompiam os pagamentos e bloqueavam o contato com as empresas vítimas.

As investigações tiveram início em janeiro de 2025, a partir de um boletim de ocorrência registrado por uma empresa sediada em Assis, que sofreu prejuízo estimado em R$ 90 mil. Com o avanço das apurações, os policiais identificaram dez pessoas envolvidas, com indícios de que o grupo teria aplicado golpes semelhantes contra outras empresas.

Segundo a Polícia Civil, parte dos produtos adquiridos de forma fraudulenta era entregue em municípios como Botucatu, além de Araras e Pirassununga, o que reforça o alcance regional da atuação criminosa. O núcleo principal da organização estaria sediado no município de Guariba (SP).

Operação em várias cidades

Com base nos elementos reunidos e diante da continuidade das práticas criminosas, a Justiça autorizou o cumprimento simultâneo dos mandados nas cidades de Guariba, Motuca, Rincão, Pirassununga, Botucatu, Araras e Hortolândia.

A operação mobiliza 48 policiais civis e 14 viaturas. Durante as ações, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e outros materiais, que serão analisados e poderão contribuir para o aprofundamento das investigações, que seguem em andamento.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento