Número de prisões em ações de falsificação de bebidas chega a 41 no estado

Geral
Número de prisões em ações de falsificação de bebidas chega a 41 no estado 05 outubro 2025

Estado de São Paulo tem duas confirmações de morte por intoxicação por metanol, outras sete são investigadas

O número de prisões realizadas pela Polícia Civil de São Paulo em operações por conta de adulteração de bebidas subiu de 30 no balanço divulgado na sexta-feira (03) para 41 neste sábado (04). As prisões se deram na capital paulista, Diadema, Santo André, Jacareí e Jundiaí. Além delas, foram apreendidos milhares de materiais, como garrafas, rótulos de marcas e outros. As ações fazem parte da força-tarefa do Governo de São Paulo para combater casos de contaminação por metanol. Ao todo, 11 estabelecimentos foram interditados pela força-tarefa.

De acordo com a Secretaria de Saúde, São Paulo tem 162 casos, entre confirmados e investigados, de intoxicação por metanol. O balanço deste sábado indica 14 casos confirmados, com dois óbitos, ambos na capital. Outros 148 casos são investigados, sendo 7 óbitos.

As equipes da força tarefa estadual realizam novas operações na noite deste sábado (04). A força-tarefa do Governo de São Paulo conta com a participação da Polícia Civil, Secretaria da Fazenda, Procon-SP e vigilâncias sanitárias estadual e municipal. Ao todo, foram 11 estabelecimentos interditados cautelarmente. As autoridades realizam esse procedimento para colher amostras de bebidas e verificar suspeitas de contaminação por metanol, o que só acontece posteriormente pela Polícia Científica. Até lá, os estabelecimentos podem ser interditados por questões sanitárias, como falta de higiene no local e problemas no armazenamento de alimentos.

Recomendações aos consumidores

A intoxicação por metanol é grave, pode levar à cegueira permanente e até a óbito. O metanol pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas e adulteradas, além de produtos como combustíveis, solventes e líquidos de limpeza.

As unidades de saúde do estado estão preparadas para lidar com a situação. A Secretaria de Saúde recomenda evitar o consumo de bebida destilada que não saiba a procedência, e que o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. Os sintomas de alerta são dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até 6h após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.

Balanço sobre os casos de intoxicação por metanol (04/10 – 16h45)

Casos de intoxicação

162 casos no total, sendo:

148 em investigação – sete óbitos em investigação – quatro na capital, dois em São Bernardo do Campo e um em Cajuru

14 confirmados – sendo 2 óbitos na capital paulista

Situação de casos por região:

MunicípiosEm investigaçãoConfirmados
ARAÇATUBA1
BARRINHA
CAJURU1
CARAPICUÍBA1
CUBATÃO1
DIADEMA6
EMBU 1
EMBU DAS ARTES1
FERRAZ DE VASCONCELOS1
GUARULHOS11
ITAPECERICA DA SERRA1
ITAQUAQUECETUBA2
ITU
JACAREÍ1
JUNDIAÍ1
LIMEIRA1
MAUÁ1
OSASCO9
RIBEIRÃO PRETO1
RIO CLARO1
SANTO ANDRÉ7
SANTOS1
SÃO BERNARDO DO CAMPO291
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS2
SÃO PAULO7511
SÃO VICENTE1
TABOÃO DA SERRA1
VINHEDO1
Total Geral14814
Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Gold Silver
Oferecimento