Novo midi Foz 2500 da Caio está em processo de homologação pela SPTrans

 

Em breve, as ruas da capital paulista devem ter um novo modelo de ônibus urbano em circulação. Trata-se de um midibus (popularmente chamado micrão) Caio Foz 2500 já com o padrão exigido pela SPTrans, incluindo o ar-condicionado.

O modelo tem a mesma estrutura e carroceria do Caio Apache VIP, mas com custo de aquisição menor. A homologação pela SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema da cidade, está em fase final.

A unidade que deve ser apresentada às empresas de ônibus, após a conclusão da homologação, é de chassi Mercedes-Benz OF1519 e tem 9,86 metros. O modelo apresenta algumas atualizações estéticas, em especial no parabrisa, vigia traseiro e conjunto ótico, além de conceitos mais modernos de ergonomia.

Com um custo de aquisição mais baixo (o valor ainda vai ser definido) que o Apache VIP dependendo da configuração, o Caio Foz2500 pode ser indicado para prestação de serviços no subsistema local da cidade, operado por ex-cooperativas que se tornaram empresas.  Uma das expectativas é que o edital de licitação, que deve ser lançado em breve, passe a exigir que, onde há condições operacionais e de dimensões, os micrões substituam os micro-ônibus, ampliando este mercado.

Em agosto, a Caio lançou um novo micro-ônibus, F2400, com vistas às linhas alimentadoras e locais na versão urbana. Há também a versão para fretamento e turismo. O modelo trouxe inovações estéticas e também funcionais.

Micro Foz 2400 para operação na zona Leste da Capital Paulista com chassi Volkswagen-MAN 9-160. Há já unidades para o padrão da SPTrans. No subsistema local é onde a Caio mais enfrenta concorrência de outros fabricantes.

Fonte: Adamo Bazani/Diário do Transporte