Em breve, as ruas da capital paulista devem ter um novo modelo de ônibus urbano em circulação. Trata-se de um midibus (popularmente chamado micrão) Caio Foz 2500 já com o padrão exigido pela SPTrans, incluindo o ar-condicionado.
O modelo tem a mesma estrutura e carroceria do Caio Apache VIP, mas com custo de aquisição menor. A homologação pela SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema da cidade, está em fase final.
A unidade que deve ser apresentada às empresas de ônibus, após a conclusão da homologação, é de chassi Mercedes-Benz OF1519 e tem 9,86 metros. O modelo apresenta algumas atualizações estéticas, em especial no parabrisa, vigia traseiro e conjunto ótico, além de conceitos mais modernos de ergonomia.
Com um custo de aquisição mais baixo (o valor ainda vai ser definido) que o Apache VIP dependendo da configuração, o Caio Foz2500 pode ser indicado para prestação de serviços no subsistema local da cidade, operado por ex-cooperativas que se tornaram empresas. Uma das expectativas é que o edital de licitação, que deve ser lançado em breve, passe a exigir que, onde há condições operacionais e de dimensões, os micrões substituam os micro-ônibus, ampliando este mercado.
Em agosto, a Caio lançou um novo micro-ônibus, F2400, com vistas às linhas alimentadoras e locais na versão urbana. Há também a versão para fretamento e turismo. O modelo trouxe inovações estéticas e também funcionais.
Micro Foz 2400 para operação na zona Leste da Capital Paulista com chassi Volkswagen-MAN 9-160. Há já unidades para o padrão da SPTrans. No subsistema local é onde a Caio mais enfrenta concorrência de outros fabricantes.
Fonte: Adamo Bazani/Diário do Transporte
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