
Professor Mario de Beni Arrigoni dirige a Faculdade nos próximos quatro anos. Professor Alexandre Secorun Borges é o novo vice-diretor.

No dia 14 de fevereiro de 2025, no auditório Casa da Arte, aconteceu a solenidade de posse dos professores Mario de Beni Arrigoni e Alexandre Secorun Borges como, respectivamente, diretor e vice-diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu.
Antes da cerimônia, a comunidade universitária se reuniu para acompanhar a inauguração da primeira fase das obras de reforma e adequação do Hospital Veterinário. Após o descerramento da placa, os presentes se dirigiram à Casa da Arte para participar da solenidade de posse dos novos dirigentes, presidida pela professora Maysa Furlan, reitora da Unesp.
A mesa diretora dos trabalhos teve a presença dos professores Cezinande de Meira, diretor cessante da FMVZ; Cesar Martins, vice-reitor da Unesp e Erivaldo Antonio da Silva, secretário geral da Unesp. Também compuseram a mesa Fabio Vieira de Souza Leite, prefeito de Botucatu e o vereador Nuno Pereira Garcia.
Estiveram presentes na solenidade, a Congregação, Professores Eméritos da FMVZ e diretores e vice-diretores de muitas das unidades universitárias da Unesp. Além da mesa diretora, foi constituída uma plataforma de honra composta pelos professores Pasqual Barretti, reitor da Unesp entre 2021 e 2025; Marcos Macari, reitor da Unesp de 2005 a 2009; os atuais pró-reitores e presidentes dos fóruns dos diretores e dos vice-diretores, ex-pró-reitores, representantes do setor privado e o vice-diretor da FMVZ/USP, professor Marcos Veiga dos Santos.
Após a Comissão de Honra conduzir os novos dirigentes empossados até a mesa diretora e a execução do Hino Nacional pelos músicos Claudio Lacerda e Luis Marcelo Navi Sarti, aconteceu o pronunciamento do professor Cezinande de Meira. Sua fala foi marcada por vários agradecimentos a parceiros, colaboradores, equipes de trabalho e familiares.
O professor destacou a importância e a qualidade dos cursos de graduação, pós-graduação e a superação dos desafios por parte das supervisões e equipes do Hospital Veterinário e das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPEs). Também desejou sucesso aos novos dirigentes da FMVZ na condução da escola nos próximos anos.

“As conquistas da FMVZ foram marcadas por muito trabalho e dedicação do corpo docente, discente e servidores técnicos. Nos próximos anos não será diferente. As dificuldades surgirão, mas estaremos coesos, agindo com ética e perseverança para atingirmos a missão da FMVZ, que é oferecer um ensino de excelência e pesquisas de alta qualidade, formando profissionais aptos para o mercado de trabalho e capazes de contribuir com o bem estar da sociedade”.
Após uma apresentação artística dos músicos Claudio Lacerda e Luis Marcelo Sarti, aconteceram os atos formais de posse, com as leituras e assinaturas dos termos de posse dos novos diretor e vice-diretor da FMVZ. Na sequência, os dirigentes recém empossados receberam as insígnias dos seus cargos e, oficialmente, assumiram os lugares respectivos às novas funções na mesa diretora da solenidade.
O professor Antonio Carlos Paes fez a saudação aos novos dirigentes em nome da comunidade da FMVZ.
“Vocês assumem com a difícil tarefa de dar continuidade a um trabalho de manutenção e ampliação da qualidade do ensino de Medicina Veterinária e Zootecnia para que possamos manter a integridade de nossas profissões, formando profissionais de excelência. Vocês receberam a confiança da comunidade e ela os apoiará na execução do trabalho que se apresenta. Temos fé na sua competência para gerir essa faculdade, que é uma parte da vida de cada aluno, docente e servidor técnico-administrativo que por aqui passou. Em nome de todos, desejo a melhor sorte na gestão que se inicia. Que vocês sigam o exemplo dos que os antecederam para que essa casa siga sendo um modelo no ensino das nossas profissões”.
Representando a Câmara Municipal de Botucatu, o vereador Nuno Garcia entregou moções de Congratulações aos professores Mario e Alexandre. “Deixo meu reconhecimento à gestão anterior, na pessoa do professor Meira pelo excelente trabalho à frente da FMVZ. Parabenizo os novos dirigentes pela coragem de assumir esse compromisso e pela disposição de enfrentar os desafios que estão por vir. Temos plena confiança que os senhores continuarão a promover a excelência acadêmica e a inovação na formação dos alunos”.

Fabio Leite, prefeito de Botucatu, participou da entrega das moções e também fez uso da palavra. “A FMVZ é uma unidade de excelência dentro da Unesp e figura com destaque em todos os rankings nacionais e internacionais. Os professores que assumem a Faculdade hoje, carregam uma vasta experiência administrativa, essencial para enfrentar os desafios dessa nova jornada. Desejo que essa nova gestão seja marcada por conquistas, crescimento e fortalecimento da FMVZ como referência no ensino veterinário e zootécnico. A Prefeitura de Botucatu segue comprometida em apoiar iniciativas que privilegiem a educação, a pesquisa e a inovação, sempre em parceria com a Unesp”.
O professor Alexandre Secorun Borges fez seu primeiro pronunciamento como vice-diretor da unidade. Ele lembrou sua trajetória na FMVZ, agradeceu as gestões cessantes da Faculdade e da Reitoria e a equipe do Hospital Veterinário.
“Como vice-diretor, assumirei novos desafios, alinhados às diretrizes da atual gestão em atividades ligadas à permanência estudantil, inclusão e diversidade, reforçando que a união e o respeito são fundamentais para que todos possam desenvolver suas melhores qualidades. Uma comunidade acadêmica forte se constrói com a riqueza das diferenças, promovendo oportunidades e valorizando o conhecimento. Ao lado do professor Mario, profissional que admiro, trabalharemos para criar um ambiente em que cada integrante da FMVZ possa expressar o seu melhor. Essa jornada será desafiadora, mas contamos com o apoio de toda a comunidade, que depositou sua confiança em nós”. E concluiu agradecendo e homenageando sua família: “Minha base e maior fonte de felicidade”.
Em seguida o professor Mario de Beni Arrigoni discursou pela primeira vez como diretor da FMVZ. O professor contou um pouco da sua trajetória acadêmica e fez questão de agradecer parceiros, colaboradores, equipes de trabalho, colegas, alunos, amigos e familiares. O professor Cezinande de Meira, diretor cessante, recebeu um agradecimento especial do seu sucessor.
“Nos últimos quatro anos, tive a honra de navegar nesse rio da FMVZ/Unesp sob o leme do professor Meira, guardião e capitão dedicado, competente e excelente figura humana. Aprendi muito com o professor Meira. Juntos, enfrentamos fortes correntezas e vencemos a maioria delas. Construímos e reformamos aspectos que há tempos necessitavam de investimentos e cuidados na Faculdade”.
Falando diretamente ao professor Alexandre Borges, o diretor declarou. “Nossa responsabilidade a partir de agora se avoluma e nos convida para primar pelo bom senso nas decisões que tomaremos juntos. O avanço na qualidade de formação de graduandos, pós-graduandos e residentes requer inovação, integração e inclusão, ou seja, desafios que serão vencidos juntamente com nossas unidades auxiliares, HV e FEPEs, que são o tesouro da nossa Faculdade. Necessitaremos de sincronismo e força. Obrigado por confiar e aceitar essa desafiadora missão”.
O professor concluiu: “Amamos a FMVZ com a força de nossa história. Estaremos ao lado de servidores técnico-administrativos, docentes, graduandos, pós-graduandos e residentes, somando ações, reconhecendo competências, apoiando e motivando para que nossas estrelas continuem brilhando sempre. Nos próximos quatro anos, o professor Alexandre Borges e eu tentaremos proporcionar o melhor ambiente de trabalho possível. Representar, defender e lutar pelas demandas para o bem coletivo, na tentativa de incentivar o altruísmo universitário para todas as categorias. Todos nós, juntos e coesos”.
A reitora da Unesp fez o pronunciamento final da cerimônia. “As unidades universitárias da Unesp são exemplo de excelência. A FMVZ, especificamente, é destaque em todos os rankings nacionais e internacionais. Ela honra a Unesp com sua excelência na formação de recursos humanos, na inovação de conceitos, na produção de conhecimento e na extensão à sociedade. A FMVZ tem um desempenho acadêmico através dos anos, que traz brilho para a nossa Unesp”, afirmou a professora Maysa.

“A Unesp é uma universidade jovem, forte, construída com luta. Ela atinge 50 anos no ano que vem, primando pela excelência em suas atividades fim. É a quinta melhor universidade da América Latina e se destaca no cenário nacional e internacional. Estamos descortinando novos caminhos, que exigem estradas sólidas. Vamos avançando com um olhar inclusivo, permitindo que nossos estudantes permaneçam conosco. Caminhamos olhando para a nossa sociedade, que precisa estar representada dentro da nossa universidade”.
E a reitora concluiu deixando uma mensagem para a comunidade universitária: “A Unesp nos próximos quatros anos vai continuar olhando para as pessoas, para a nossa gente. Estamos vivendo um momento acadêmico e científico desafiador. Desejo sucesso aos professores Mario e Alexandre. Viva a Unesp e viva a FMVZ”.
Compartilhe esta notícia