

A duplicação da rodovia Gastão Dal Farra, em Botucatu, tem gerado críticas por parte de motoristas que trafegam diariamente pelo trecho em obras. Apesar da importância do projeto para melhorar o fluxo de veículos e garantir mais segurança viária, condutores relatam dificuldades causadas principalmente pela sinalização provisória no local.
Segundo relatos de condutores ao repórter Lucas Machado da Rádio Criativa FM, a sinalização está confusa e, em alguns pontos, é insuficiente para orientar adequadamente os motoristas, especialmente à noite ou em dias de chuva. O profissional trouxe o caso à tona nos últimos dias durante o jornal Bom Dia Criativa.
Trechos estreitos e parcialmente interditados têm causado preocupação entre os usuários da via. Em alguns pontos do trecho em obras os cones que repartiam as pistas foram retirados.
“Está muito perigoso. À noite, a gente mal enxerga onde está a pista certa. Já vi carro quase entrando na contramão”, disse um motorista que preferiu não se identificar.
Outros condutores também apontaram a falta de informações claras sobre desvios e mudanças temporárias no trajeto.
“Passo por aqui todos os dias. Está complicado e perigoso, pois muito não se atentam aos trechos em obras. Também acho que falta uma sinalização adequada. E por fim, a gente pouco sabe dessa obra, pois a concessionária não divulga nada, disse o condutor Daniel Lopes, que trabalha no entorno.
As obras de duplicação, que têm como objetivo ampliar a capacidade da rodovia seguem dentro do cronograma, segundo a concessionária em resposta ao repórter Lucas Machado. Uma nota cita os itens construídos e informa que o trecho está sinalizado.

A Concessionária Rodovias do Tietê informa que as obras em andamento na Rodovia Gastão Dal Farra compreendem a implantação de duas rotatórias prolongadas, uma intervenção essencial para a redução do risco de acidentes e o aumento da segurança viária na região. O local está devidamente sinalizado, com o objetivo de orientar os condutores e assegurar a segurança de todos durante a execução dos serviços.
A Rodovias do Tietê ainda cita em nota que o processo de formalização da intervenção ainda está em curso junto à agência reguladora. A concessionária, porém, mantém a data de conclusão das obras.
A Concessionária antecipou o início das obras com a finalidade de aprimorar a segurança viária, alinhando-se ao nosso valor de “Respeito à Vida”, focando na prevenção e na redução do número de acidentes na área. Contudo, apesar do esforço empenhado, o processo de formalização da intervenção ainda está em curso junto à agência reguladora, condição necessária para o avanço final e a conclusão das obras, com entrega prevista para julho de 2025 – caso todos os trâmites sejam devidamente cumpridos.
A obra

O anúncio de duplicação ocorreu em setembro do ano passado, após uma reunião do então Prefeito Mário Pardini com representantes do DER e Concessionária. As obras começaram no mesmo mês.
O projeto de duplicação começa na rotatória do bairro 24 de Maio até a entrada da Demétria. Em um primeiro momento, a prioridade será implantar dispositivos de segurança, como rotatórias alongadas no trecho entre os residenciais Santa Maria, Maria Luiza e Parque Tecnológico.
Até então a Rodovia era ‘dividida’ em duas partes. Um trecho de aproximadamente 1 km, pertencente ao DER, foi duplicado pela Prefeitura em 2018. O restante da rodovia, do bairro 24 de maio em diante, sob concessão da Rodovias do Tietê, era de pista simples.


