Morre o ex-Vereador botucatuense Orlando Almeida

Geral
Morre o ex-Vereador botucatuense Orlando Almeida 14 outubro 2017

 

Faleceu na manhã deste sábado, dia 14, o ex-vereador botucatuense Orlando Almeida, de 87 anos. A causa da morte não foi divulgada. O velório está no Complexo Orlando Panhozzi e o sepultamento está previsto para às 17 horas no Cemitério Portal das Cruzes.

Orlando Almeida era ferroviário aposentado e foi Presidente do Associação dos Ferroviários Aposentados e Pensionistas e do Asilo Padre Euclides. Ele exerceu dois mandatos como vereador na Câmara Municipal entre as décadas de 80 e 90.

Em nota, a Câmara Municipal de Botucatu lamentou a morte:

“A Câmara Municipal de Botucatu comunica o falecimento do ex-vereador Orlando de Almeida, aos 87 anos. Ele exerceu mandatos em Botucatu de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996. A Casa de Leis expressa seus sentimentos aos amigos e familiares”, diz a nota do Legislativo Botucatuense.

Sua história

No início deste ano, ele foi destaque no Jornal ‘Nosso Bairro’, concedendo uma entrevista e contando sobre sua vida. A reportagem da 4 toques comunicação foi reproduzida em junho pelo Acontece Botucatu, através de uma parceria entre as duas empresas de comunicação; confira.

Orlando de Almeida: filho nato da Vila dos Lavradores

Seu pai Antônio de Almeida, era chefe de trem e sua mãe Teresa de Almeida, dona de casa. Orlando cresceu vendo o desenvolvimento da Estação Ferroviária Sorocabana e como não poderia ser diferente, seu primeiro emprego aos 18 anos foi como auxiliar de estação na antiga Sorocabana. “Boa parte da minha família foi de ferroviários. Eu trabalhei a vida toda na ferrovia. Me aposentei como supervisor administrativo e tive algumas funções durante todos estes anos como ferroviário. Fiz muitas viagens de trem. Que saudade que tenho da minha querida Sorocabana. Foi uma época maravilhosa. Pena que tudo se acabou”, emociona-se.

As quermesses da igreja Sagrado Coração de Jesus também foram relembradas. “ Era lindo de ver a quermesse. Eram 30 dias de festa. Frequentei muito quando era menino”, relembra.

Em 1977, Orlando se mudou com sua esposa e filhas para a Vila Antártica, onde mora até hoje. Ele foi um dos responsáveis pela criação da antiga capela de Nossa Senhora de Fátima e pelo Grupo Escolar da Vila Antártica, hoje a EMEF Angelino de Oliveira.

“Sempre fui muito devoto de Nossa Senhora de Fátima. Para homenageá-la eu e algumas pessoas tivemos a ideia de fazer uma capela para ela nesta região. Primeiro conseguimos fazer uma capela de madeira. Organizamos muitas festas para arrecadar fundos para construir a atual igreja de Nossa Senhora de Fátima. Também percebi que faltava uma escola para as crianças na Vila Antártica. Organizei o pessoal novamente e conseguimos o local para as crianças estudarem. Na época só tinha quatro salas de aula. Por muito tempo fui presidente da caixa escolar. Eu que comprava os materiais escolares e ia entregando para os alunos que não tinham condições de comprar”, diz.

Há 37 anos, Orlando bate ponto todos os dias, na Associação dos Ferroviários Aposentados Sorocabana, onde é o presidente da entidade desde 1980. Ele também foi diretor do antigo Hospital Sorocabana.Quem conhece Orlando sabe o dom que ele tem em ajudar ao próximo. Mesmo com a idade avançada ele arrecada roupas, sapatos, eletrodomésticos e cestas básicas para doar a quem necessita.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento