16 dezembro 2025
Schmidt foi responsável por mais de 22 mil partos realizados no município ao longo de sua carreira.

Morreu nesta terça-feira (16), em Botucatu, aos 82 anos, o médico Ginecologista e Obstetra Sebastião Schmidt Filho. Com décadas de atuação, era um dos profissionais médicos mais conhecidos de Botucatu e região.
Sebastião Schmidt Filho foi responsável por mais de 22 mil partos em Botucatu, tornando-se referência para gerações de famílias que passaram por suas mãos ao longo de décadas de atuação.
Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade, o médico recebeu em 2021 o Título de Cidadão Botucatuense, honraria concedida pela Câmara Municipal, destacando sua ligação com o município e o impacto positivo de sua atuação profissional e humana junto à população.
Natural de Araras (SP), Schmidt Filho construiu sua carreira após se formar em medicina e escolher a Ginecologia e Obstetrícia como especialidade durante plantões na Casa Maternal “Leonor Mendes de Barros”, em São Paulo. Posteriormente, cursou residência em Ribeirão Preto antes de seguir para Botucatu, onde passou a atuar profissionalmente a partir do início da década de 1970.
Em 1972, ele passou em concurso para a então Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB) e foi responsável por organizar e conduzir o setor de Ginecologia e Obstetrícia no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, ocupando essa posição por 14 anos.
Ao longo de sua trajetória, Schmidt Filho também trabalhou em consultório particular e como cooperado da Unimed, onde exerceu cargos de gestão incluindo vice‑presidência e chefia do departamento de Ginecologia, além de atuar em diferentes funções junto à Associação Paulista de Medicina e outras entidades médicas.
Familiares, amigos, colegas de profissão e pacientes lamentam o falecimento e prestam homenagens ao profissional. Schmidt será velado no Complexo Funerário Orlando Panhozzi.
Compartilhe esta notícia








