Morre a Professora Mara, primeira mulher a se tornar vereadora na história de Botucatu

Geral
Morre a Professora Mara, primeira mulher a se tornar vereadora na história de Botucatu 18 novembro 2021

Morreu na madrugada desta quinta-feira, dia 18, Mara Fátima Neves Pires Correia, a Mara do PT ou Professora Mara. O falecimento foi confirmado pelo Secretário de Finanças do diretório municipal do Partido em Botucatu, Everaldo Rocha.

Professora Mara, de 69 anos, tinha Alzheimer e nos últimos meses sofreu com outras complicações de saúde. O sepultamento será às 16 horas no cemitério Portal das Cruzes.

Mara fez história na política de Botucatu. Em 1982 foi eleita vereadora para um mandato de 6 anos. Foi a primeira mulher a ingressar no legislativo botucatuense, junto com Célia Canesin Anselmo.

Mara também teve participação importante no início da Guarda Municipal. Ela foi assessora da corporação de 2004, ano de implantação, até o final de 2008.

PT de Botucatu destaca em nota trajetória de Mara

O Partido dos Trabalhadores – PT de Botucatu sofreu hoje a perda de uma companheira muito querida, a Profa. Mara Fátima Neves Pires Corrêa. Neste momento de tristeza profunda queremos homenagear a sua memória. O PT tem orgulho por ter contado com sua atuação coerente, fraterna e humanista, tanto no Partido quanto na sociedade botucatuense. A vida da companheira Mara foi um exemplo de cidadã comprometida com a construção de um mundo melhor e uma cidade para todos.  Mostrou isso na sua atuação como excelente professora, criativa e comprometida com a ciência. Atuou como sindicalista na APEOESP lutando pelas melhorias para a categoria e pelo aprimoramento das condições de ensino. Foi a primeira vereadora do PT, com atuação aguerrida, coerente e destacada, reconhecida por todos. Participou ativamente da luta pela criação das PLP – Promotoras Legais Populares, as “Agentes Multiplicadoras de Cidadania” que apoiam as mulheres no acesso a seus direitos, sendo reconhecida e homenageada na formatura da terceira turma. Dentre suas múltiplas atuações destaca-se seu trabalho na humanização das ações da Guarda Municipal recém-criada no governo petista, garantindo uma atuação fraterna e solidária na garantia da segurança pública. Sua passagem por este mundo está repleta de outros exemplos que mostram sua grandeza e a perda que representa sua passagem. Mara é um exemplo e uma inspiração para os que hoje continuam carregando suas bandeiras, diz nota.

Câmara emite nota de pesar

A Câmara Municipal de Botucatu emitiu uma nota de pesar pelo falecimento da Professora Mara. O texto cita a trajetória como vereadora. Confira.

“Com profundo pesar a Câmara Municipal de Botucatu recebeu a notícia do falecimento, na madrugada desta quinta-feira, 18/11, de Mara Fátima Neves Pires Corrêa. A profa. Mara, ou Mara do PT, foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo botucatuense.

Eleita em 1982 para um mandato de seis anos, exercido junto com Célia Canesin Anselmo, tinha como características um estilo combativo, embasado em convicções firmes, boa oratória e sorriso largo e foi uma grande liderança política e sindical, tendo representado por muitos anos sua categoria junto à Apeoesp.
Sua trajetória se encerrou hoje, aos 69 anos. Mas sua história e seus ensinamentos permanecerão para sempre em nosso meio.

A professora Mara é daquelas pessoas que concretizam o pensamento de Bertold Bretch: “Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”.

Aos familiares e amigos, nosso respeito e o desejo de que a força dessa mulher imprescindível os acompanhe nesse momento difícil”.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
FREIRE MOTOS
Oferecimento

Veja também

Oferecimento
VISTORI
SHOPPING INSTITUCIONAL
INSTITUCIONAL ELO
EXAME TOXICOLOGICO