Menino de Botucatu com doença rara consegue medicamento após um ano de espera

Geral
Menino de Botucatu com doença rara consegue medicamento após um ano de espera 27 fevereiro 2018
Enzo, de 6 anos, no hospital particular de Botucatu onde recebeu a primeira dose do medicamento para a AME (Foto: Arquivo pessoal)

Depois de quase um ano de espera, o menino Enzo, de 6 anos, recebeu nesta terça-feira (27) a primeira dose do medicamento de alto custo considerado como o único tratamento para amenizar os sintomas de uma doença rara. O procedimento foi feito em um hospital particular de Botucatu (SP).

O garoto foi diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal, também conhecida como AME. A doença é rara e atinge uma em cada 10 mil pessoas. A AME afeta o sistema nervoso e causa fraqueza muscular. Para amenizar os sintomas da doença, ele precisa de um medicamento importado de alto custo. O tratamento com o remédio Spinraza é estimado em até R$ 3 milhões por ano.

A família entrou com uma ação judicial contra a União pedindo o fornecimento gratuito. Porém, apesar de a Justiça garantir o tratamento, o medicamento não era liberado pela União, através do Ministério da Saúde. A espera foi de quase um ano.

Fonte: Portal G1

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento