
entre os 362 avaliados, apenas 28 cursos conquistaram a nota máxima.

Ocurso de graduação em Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) – Unesp, câmpus de Botucatu, alcançou nota máxima (5,0) no Enade 2023 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), conforme resultados divulgados em 11 de abril de 2025. Este é o quarto ciclo consecutivo em que o curso atinge a excelência na avaliação, consolidando-se entre os melhores do país.
O Enade é um dos pilares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo aferir o rendimento dos estudantes de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O Conceito Enade é, portanto, um dos principais indicadores da qualidade dos cursos superiores no Brasil.
Em 2023, o Enade avaliou 362 cursos de Medicina Veterinária em todo o país, dos quais apenas 28 conquistaram a nota máxima. Na Unesp, 45 cursos participaram da avaliação. A universidade, como um todo, reafirmou sua excelência ao obter novamente conceito máximo (faixa 5) no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que considera a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação. Entre 2.048 instituições de ensino superior avaliadas, apenas 66 alcançaram essa pontuação, o que posiciona a Unesp entre as 3,2% mais bem avaliadas do Brasil.
Embora o desempenho no Enade reflita a atuação dos estudantes no exame, o resultado é, acima de tudo, reconhecimento do trabalho coletivo e da qualidade acadêmica da nossa instituição. Parabenizamos e agradecemos a todos os docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da FMVZ pelo compromisso, dedicação e excelência que tornaram possível mais esta importante conquista.
A planilha com os resultados completos está disponível aqui.
Fonte: FMVZ/Unesp
Compartilhe esta notícia