Pesquisa já havia apontado que mulheres são maioria na população do município
Um país mais envelhecido e mais feminino. Esse é o Brasil revelado pelos novos dados do Censo de 2022 divulgados na última sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações referem-se à idade e ao sexo dos brasileiros e mostram também como o perfil da população vem mudando ao longo das últimas décadas.
A retificação do Censo 2022 colocou Botucatu com 145.155 habitantes. Desse montante, a maior parcela se concentra nas faixas etárias de 35 a 39 anos e 40 a 44 anos, tanto para mulheres como para os homens.
A idade mediana da população de Botucatu é ficou em 36 anos, de acordo com novos dados inseridos pelo IBGE em sua plataforma de cidades. Veja mapa abaixo sobre a população de Botucatu em cada faixa etária.
Para termos comparativos, a média de idade nas demais cidades da região é a seguinte:
São Manuel: Média de idade em 37 anos
Pardinho: Média de idade em 35 anos
Itatinga: Média de idade em 33 anos
Bofete: Média de idade em 39 anos
Pratânia: Média de idade em 32 anos
Segundo o IBGE, alguns fatores estão por trás destas tendências demográficas. Os principais são: a taxa de fecundidade dos brasileiros diminuiu ao longo das últimas décadas. Esse índice aponta o número de nascidos a cada 1 mil mulheres em idade fértil.
Entre os dois últimos censos, o país passou por dois momentos de redução significativa de nascimentos, segundo o IBGE: em 2016, em razão da onda de infecções do zika vírus; e após 2020, com a pandemia de Covid-19. Esses dois períodos, aliados à queda de fecundidade constante, estão por trás do aumento da idade mediana dos brasileiros e do salto dos índices de envelhecimento.
Veja também
Mulheres são maioria na população de Botucatu, aponta IBGECompartilhe esta notícia