O projeto Luz no Câmpus – filosofia ao entardecer, promovido pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp e a Fundação de Estudos Agrícolas e Florestais (Fepaf), apresenta, no dia 28 de agosto, a partir das 18 horas, no auditório da Fazenda Lageado, a palestra Saúde Integral, ministrada pela professora Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula.
Segundo a palestrante houve um momento na história da humanidade em que as competências entre ciência e religião foram divididas. Passou a caber ? academia os diagnósticos e tratamentos convencionais e ? s religiões os cuidados com a alma e o espírito. Com o avançar da Medicina surgiram questionamentos que a ciência clássica não soube responder, como as doenças psicossomáticas e os efeitos placebo com curas inexplicáveis.
A Medicina atual vê então a necessidade de entender o Ser de forma integral e de tratá-lo em todas as suas propriedades, físicas ou não, explica. O homem deixa de ser visto como partes, mas pede que sua filosofia de vida, suas experiências, suas questões espirituais sejam também avaliadas no processo de doença e cura, gerando o conceito de saúde integral.
Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula é responsável pela disciplina de Neuropediatria, vinculada ao Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia da Faculdade de Medicina da Unesp, câmpus de Botucatu. Especialista em Neurofisiologia, é doutora em Neurociências pela Unicamp. Também é responsável pelo Projeto de Extensão Saúde e Espiritualidade.
O projeto “Luz no Câmpus – Filosofia ao entardecer” foi criado em 2006, com o objetivo de promover para a comunidade botucatuense e universitária, encontros periódicos sobre os temas mais abrangentes que envolvem o pensamento, a ética, a política, a ciência, e toda a matéria da reflexão filosófica. Os organizadores solicitam a contribuição de 1 kg de alimento não-perecível que a Fepaf e a FCA vão encaminhar para entidades assistenciais de Botucatu.
Da Assessoria
Compartilhe esta notícia