Livro do MAGMA Museu leva o Prêmio Jabuti Acadêmico em Geografia e Geociências

Cultura
Livro do MAGMA Museu leva o Prêmio Jabuti Acadêmico em Geografia e Geociências 07 agosto 2025

Obra sobre o Aquífero Guarani venceu a premiação, destacando-se pela abordagem educativa e de conscientização ambiental.

O livro “Água Subterrânea, História da Terra e Consciência Ambiental: metas do Programa Aquífero Guarani”, produção independente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (EHCT), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi o vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 na categoria Geografia e Geociências.

O evento foi realizado nesta terça-feira, 5/8, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. A obra, que integra as ações educativas do MAGMA (Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia), foi reconhecida entre os cinco finalistas como referência na divulgação científica e geoconservação do Sistema Aquífero Guarani.

Esta categoria do Jabuti Acadêmico valoriza produções que promovem o conhecimento técnico e científico sobre as dinâmicas geográficas e geológicas, além de incentivar a conscientização sobre os desafios ambientais do século XXI. Ao vencer, o livro passa a compor a Jabuteca — biblioteca dos prêmios Jabuti — e será levado a eventos literários internacionais, ampliando o alcance do conhecimento científico brasileiro.

“Esse projeto nasceu com o trailer do Aquífero Guarani, em 2013, e desde então o MAGMA tem sido o grande articulador das ações de divulgação científica, debates e publicações sobre o tema. A construção deste livro foi uma evolução natural desse processo, e o prêmio é um reconhecimento a todos que acreditaram na importância de dialogar com a sociedade sobre a preservação dessa reserva transfronteiriça tão estratégica para o Brasil e países vizinhos”, destacou Berenice Balsalobre, diretora e curadora do MAGMA Museu.

Um projeto de educação, ciência e preservação

O livro vencedor descreve a concepção, estratégias e ações do Programa Educativo de Divulgação, Valorização e Geoconservação do Sistema Aquífero Guarani (ProSAG), um projeto que propõe integrar conhecimento científico, jurídico e ações práticas voltadas à eliminação de riscos de contaminação e superexploração do aquífero. O Sistema Aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios de água doce do mundo, abrange áreas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

A obra é assinada por Andrea Bartorelli (in memoriam), Berenice Balsalobre, Celso Dal Ré Carneiro, Didier Gastmans, Joseli Maria Piranha, Luciana Cordeiro de Souza Fernandes, Luiz Eduardo Anelli, Renatta Christina da Costa Lemos Vilela, Sueli Yoshinaga Pereira (in memoriam), Valter Galdiano Gonçales e Virginio Mantesso-Netto.

A publicação reúne uma série de estudos e experiências que consolidam a importância da educação ambiental como ferramenta essencial para a preservação dos recursos naturais. Entre as ações relatadas estão desde artigos científicos apresentados em congressos até atividades itinerantes de educação, como o emblemático trailer do ProSAG, conhecido por levar conhecimento sobre o Aquífero Guarani para diversas comunidades.

Além do conteúdo técnico, a obra se destaca pelo caráter educativo e sensível, trazendo à tona a necessidade de uma gestão integrada e efetiva dos recursos hídricos subterrâneos, alertando para a urgência de políticas públicas que assegurem sua proteção.

O Prêmio Jabuti Acadêmico, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), chega à sua segunda edição reafirmando o compromisso de valorizar a produção acadêmica nacional e fomentar a internacionalização do conhecimento científico produzido no Brasil.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento