Julho em Botucatu: primeira metade termina sem chuva e com grande variação térmica

Geral
Julho em Botucatu: primeira metade termina sem chuva e com grande variação térmica 17 julho 2025

Não houve um único milímetro de precipitação na cidade nesse período

O período foi marcado por uma notável amplitude térmica (Foto: Acontece Botucatu)

De acordo com levantamento exclusivo repassado ao Acontece Botucatu pela TechField, empresa referência em Assessoria e Consultoria Agrícola e Ambiental, entre os dias 1º e 16 de julho, não houve um único milímetro de precipitação na cidade, mantendo o tempo seco, uma característica comum desta época do ano.

O período foi marcado por uma notável amplitude térmica. Enquanto as manhãs registraram temperaturas amenas, com a mínima chegando a 11,1°C na média, as tardes foram quentes para o inverno, atingindo uma máxima de 26,6°C.

Essa variação exige atenção especial com a saúde, principalmente devido à baixa umidade relativa do ar, que atingiu um nível crítico de 27,7% no dia 15 de julho. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera ideal uma umidade entre 60% e 80%.

A temperatura média na primeira metade do mês ficou em 18,5°C, e a umidade relativa do ar média foi de 67,8%.

Comparativo com 2024

Para entender melhor o cenário atual, é importante comparar com o mesmo período do ano anterior. Em julho de 2024, a situação foi diferente, com o registro de 31,4 milímetros de chuva na primeira quinzena. Essa diferença evidencia que o inverno de 2025 está consideravelmente mais seco em Botucatu até o momento.

A previsão para os próximos dias indica a continuidade do tempo seco, sem expectativa de chuva a curto prazo. A recomendação é manter a hidratação, evitar exercícios físicos nos horários mais quentes e secos do dia e utilizar umidificadores de ar para aliviar o desconforto respiratório.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Programa de Saúde – Botucatu
Oferecimento