Já consultou seu IPVA? Ele não chegará por “cartinha”

Charge do http://hood-ride.blogspot.com.br/2012/06/ipva.html

O IPVA 2018, um dos impostos mais criticados pelos brasileiros, já está disponível para consulta em São Paulo desde o dia 21. Os proprietários de veículos registrados no Estado não receberão mais a famosa correspondência em casa.

Agora, o cidadão pode se infirmar sobre o valor na rede bancária a partir do número do Renavam do veículo, nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências bancárias.

Há também a possibilidade de acessar o site do IPVA Para isso terá que informar a placa do veículo e também o Renavam. Para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares, o vencimento começa no dia 9 de janeiro de 2018.

O proprietário tem até a data de vencimento da placa para quitar o imposto em cota única, com desconto, ou pagar a primeira parcela do tributo. O contribuinte também pode optar pelo licenciamento antecipado e realizar o pagamento independentemente do número final da placa do veículo junto com o IPVA.

Quem deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.