IPVA poderá ser parcelado em até 5 vezes a partir de janeiro de 2022 no estado de SP

Geral
IPVA poderá ser parcelado em até 5 vezes a partir de janeiro de 2022 no estado de SP 11 dezembro 2021
Foto: Governo de SP

O governador João Doria (PSDB) anunciou que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) poderá ser parcelado em até cinco vezes a partir de janeiro do ano que vem. A declaração ocorreu durante coletiva de imprensa realizada neste sábado (11), em Santos, no litoral de São Paulo.

“De três vai para cinco vezes, em respeito às pessoas que têm o seu automóvel usado, ou mesmo o novo, [para que] tenham uma condição melhor de pagamento para sua taxa de IPVA. Eram três vezes, e a partir de janeiro será em cinco vezes”, afirmou.

Segundo Doria, a mudança deverá ser publicada no Diário Oficial na próxima semana. “Foi uma decisão de ontem, sexta-feira. É uma informação que atende a uma parcela considerável da população, porque todos que têm automóvel já são automóveis usados, têm um automóvel de um valor mais expressivo, é razoável que tenhamos compreensão de que eles vão precisar de um pouco mais de tempo, para poder ter no parcelamento uma forma adequada de cumprirem o seu dever de pagar o IPVA”, completou.

Ainda de acordo com o governador, a medida também se aplicará ao licenciamento de novos veículos, a partir do dia 2 de janeiro de 2022.

Aumento do IPVA

O IPVA ficará, em média, 25% a 30% mais caro em 2022 em São Paulo. O imposto é baseado no valor do veículo, e tanto os automóveis novos como os usados acumularam expressiva valorização em 2021, conforme o estado.

Cada estado tem uma alíquota diferente de IPVA (que não foi reajustada), mas todos levam em conta o valor venal de veículos usados — calculado por meio da tabela Fipe — ou o da nota fiscal de compra, no caso dos veículos 0km. A alíquota de São Paulo é de 4% para carros movidos a gasolina ou flex.

Fonte: Portal G1

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
FREIRE MOTOS
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento

Veja também

Oferecimento
VISTORI
SHOPPING INSTITUCIONAL
INSTITUCIONAL ELO
EXAME TOXICOLOGICO