Inverno começa na próxima semana com tendência de menor média de chuva no estado

Geral
Inverno começa na próxima semana com tendência de menor média de chuva no estado 13 junho 2021

O inverno de 2021 no Hemisfério Sul começa oficialmente no dia 21 de junho, à 00h32min e se estende até às 16h21min do dia 22 de setembro de 2021, pelo horário de Brasília. A expectativa para a nova estação ainda não é muito animadora, já que os modelos meteorológicos indicam volumes de chuva inferiores à média histórica no estado de São Paulo (incluindo a capital) e lembrando que este valor já é baixo, pois o inverno naturalmente é uma estação mais seca.

Chuva inferior à média não significa ausência total de precipitação, mas sim que os acumulados não serão suficientes para alcançar a Climatologia. Algumas simulações indicam períodos com chuva mais expressiva na faixa central e leste do estado na segunda semana do mês de junho, e na primeira quinzena do mês de agosto (e este evento tende a ser abrangente e alcançar boa parte do estado), e entre estes períodos, a chuva acontece de forma irregular e pouco volumosa.

Em relação às temperaturas, não há previsão para frio intenso no estado e capital ao longo do mês de junho. Duas massas de ar frio mais abrangentes devem atingir São Paulo no inverno, uma prevista para a segunda quinzena de julho, e outra próxima a virada de quinzena no mês de agosto, ambas capazes de manter a temperatura mínima abaixo dos 10°C em diversos municípios paulistas.

Fora estes dois eventos, não há expectativa para que fortes ondas de frio atinjam São Paulo, e por isso a temperatura durante o inverno tende a fechar acima da média para o período.

Fonte: Climatempo

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
FREIRE MOTOS
Oferecimento

Veja também

Oferecimento
VISTORI
SHOPPING INSTITUCIONAL
INSTITUCIONAL ELO
EXAME TOXICOLOGICO