Instagram lança nova função para competir com TikTok

TikTok é um app chinês que vem fazendo um sucesso espantoso, atingindo a marca de mais de 500 milhões de usuários ativos mensais. Nele, os usuários postam vídeos curtos com dublagens, coreografias de danças, ou cenas de humor.  Com o intuito de desbancar o concorrente, o Instagram decidiu lançar uma ferramenta semelhante em seu serviço, o IG Reels.

Popularidade da indústria do entretenimento

Com a situação atual do país, muitas pessoas, incluindo os jovens, estão em casa 24h por dia. Sem mais perder tempo com o transporte e sem a possibilidade de ir às ruas a qualquer momento, o brasileiro vem acumulando um tempo ocioso que precisa ocupar. Como entretenimento é uma ótima forma de passar o tempo, cresceu o uso de serviços de streaming de vídeos, o engajamento em redes sociais e a diversão nos jogos online.

Enquanto o mercado geral caiu 5% em março, a Netflix, por exemplo, teve um aumento de 5% em suas ações na bolsa de valores. Já os jogos tiveram a sua popularidade incrivelmente aumentada, especialmente no setor de cassinos online, onde entusiastas podem aproveitar cassinos seguros com bônus sem depósito para se divertir do smartphone ou computador. Com isso, também os apps de redes sociais como TikTok e IG tiveram o seu público e tempo de engajamento aumentados.

Sobre o Instagram Reels

Uma função do tão famoso aplicativo de fotografias e vídeos, o Reels permite a criação de vídeos criativos e curtos, mas mais elaborados. Com essa função, é possível gravar dando continuidade às cenas, dublando músicas, fazendo sequências com desafios e utilizar efeitos variados. O IG já tinha testado uma funcionalidade semelhante com o Cenas, uma atualização que esteve disponível no Brasil por um tempo.

Os vídeos de outros usuários podem ser encontrados na aba “Explorar”, e o resultado pode ser publicado tanto no feed e no stories quanto compartilhado com pessoas específicas pelo direct. As publicações podem ter até 15 segundos de duração e ficam salvas automaticamente no perfil do criador, a não ser que ele ou ela escolha excluir.

Como funciona?

Utilizar a funcionalidade é simples, basta seguir o passo a passo:

  1. Abra o app e toque no ícone da câmera no canto esquerdo da tela. Entre “Ao vivo”, “Story” e “Reels”, selecione a última opção.
  2. Caso queira adicionar uma música antes da gravação, toque no ícone de partitura musical, onde você poderá encontrar a biblioteca de músicas do Instagram. Se quiser algum som em especial, é só digitar o nome na barra de pesquisa. Caso prefira, pode usar uma sugestão disponível na lista.
  3. Após selecionada a música, surgirá uma barra na parte inferior da tela. Arrastando, você poderá escolher que trecho da música será incluído no vídeo final.
  4. Após escolher o trecho, surgirão três ícones no canto esquerdo da tela. O primeiro (ícone “Play”) define a velocidade de reprodução do vídeo, o segundo (ícone com o rosto sorridente) mostra os filtros e máscaras, e o terceiro (ícone de relógio) abre uma barrinha para que você defina um temporizador de até 15 segundos antes que o app inicie sozinho a gravação. Todas essas configurações são opcionais.
  5. Já pode gravar o vídeo. Após conseguir a gravação, surgirá um novo ícone abaixo do relógio. Clicando nele, você consegue visualizar o quadro final do clipe anterior para caso queira iniciar uma nova gravação a com a câmera posicionada corretamente para produzir o efeito de continuidade da cena.
  6. Novamente, você pode fazer todas as alterações necessárias e então manter o botão de gravação pressionado para criar o vídeo. Ele pode ser feito em partes, pressionando o botão e soltando para parar, e depois pressionando novamente.
  7. Ao finalizar a produção, toque no ícone de seta que levará a uma tela com opções no canto superior direito (figurinhas, setas, filtros de cor, e frases poderão ser adicionadas). Clique na seta novamente e o vídeo está pronto para ser compartilhado!