28 dezembro 2025
Previsão de persistir até os primeiros dias de 2026.

O calorão deve continuar nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) decidiu manter ativo o alerta vermelho para onda de calor que atinge partes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Segundo o órgão, o fenômeno teve início em 22 de dezembro e segue avançando pelo território brasileiro, com previsão de persistir até os primeiros dias de 2026. As altas temperaturas devem continuar, pelo menos, até a próxima segunda-feira (29) nas áreas sob aviso.
Áreas em alerta
O alerta vermelho vale para todo o estado do Rio de Janeiro e de São Paulo. Também atinge o Norte do Paraná, incluindo Londrina e Curitiba; o Sul de Minas Gerais, com Uberaba, Varginha e Juiz de Fora; o Leste de Mato Grosso do Sul, incluindo Três Lagoas; e o Sul do Espírito Santo, na área de Cachoeiro de Itapemirim.
Riscos à saúde
De acordo com o Ministério da Saúde, ondas de calor são particularmente perigosas em áreas urbanas por causa do efeito de ilha de calor, quando a concentração de prédios, concreto e asfalto retém calor e eleva ainda mais as temperaturas.
O impacto tende a ser maior sobre idosos, crianças, pessoas com doenças renais, cardíacas, respiratórias ou circulatórias, diabéticos, gestantes e a população em situação de rua. A recomendação é reforçar a hidratação, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e buscar ambientes ventilados.
Compartilhe esta notícia








