Local é considerado um santuário de animais, como a onça-parda
Um foco de incêndio atingiu entre a terça-feira (25) e esta quarta-feira (25) a região da fazenda Edgardia. Não há informações de como o fogo começou.
Bombeiros e Defesa Civil foram acionados. O calor e o tempo extremamente seco contribuem para o alastramento das chamas.
Até o momento, segundo testemunhas, o incêndio não foi extinto. Há uma densa vegetação no local, alguns locais até de difícil acesso.
O local, administrado pela Unesp, é considerado um santuário de animais. Há registro da presença de espécies como onça-parda, entre outras ameçadas pela ação humana.
A entrada não é permitida, mas há relatos de invasões por caçadores e até mesmo de pessoas que buscam a pratica esportiva para trilhas.
Nas últimas semanas diversos focos de incêndios estão sendo registrados em Botucatu. Com vegetação extremamente seca, fazendo da mata no entorno presa fácil para as chamas.
É crime
O crime de incêndio ambiental está previsto no art. 41 da Lei Federal 9.605/98
Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta:
Pena – reclusão, de dois a quatro anos, e multa.
Parágrafo único. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e multa.
Também há previsão no artigo 250 do Código Penal
Quem for flagrado incendiando terrenos ou áreas verdes do Município será penalizado através de multas aplicadas e cadeia pela Policia Ambiental. Denúncias podem ser feitas através do telefone 190 (PM) e 153 (GCM). O telefone do Corpo de Bombeiros para o atendimento de ocorrências é o 193.
Compartilhe esta notícia