Inaugurações e palestra marcam comemorações do Dia do Professor na FMB/Unesp

Para celebrar o dia do professor, comemorado em 15 de outubro, o Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas da Unesp (CENEPP) e o Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS) da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB) promoveram, no dia 11 de outubro, uma série de atividades com palestra e inaugurações.

A abertura foi realizada no Salão Nobre da Faculdade, às 9 horas, e contou com a presença de dirigentes da FMB, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Famesp e da pró-reitora de graduação da Unesp, professora Gladis Massini-Cagliari.

Na ocasião, o professor José Manuel Moran, da Universidade de São Paulo (USP), ministrou uma palestra cujo tema foi “Transformando a educação com metodologias ativas e modelos híbridos”.

Discursos

A coordenadora do NEAD.TIS, professora Ana Silvia S. B. Seabra Ferreira, deixou uma mensagem ao corpo docente da Instituição e agradeceu o professor José Manuel Moran pela disponibilidade em ministrar uma palestra no dia.

“Ser professor é um privilégio, ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita, ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes”, disse. A docente também lembrou que o projeto da sala interativa teve início na gestão anterior do NEAD. TIS (professora Denise Zornoff) e ressaltou que a concretização do projeto se deve a “ação incansável da nossa diretoria junto com a Famesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e a Reitoria da Unesp”.

Destacando a importância da unidade para o ensino, o superintendente do HCFMB, professor André L. Balbi, prestigiou o evento e participou de mesa de abertura. “Hoje, o HCFMB é gerido pelos docentes da FMB”, lembrou. “Somos um grande hospital-escola onde os alunos aprendem ao vivo o que é a vida de outras pessoas que nos procuram”, ressaltou o docente.

“A Famesp fica muito feliz, fica muito honrada em ter participado, em ter apoiado todos os trabalhos que foram feitos e que desencadeou nesse dia de hoje”, disse o vice-diretor presidente da Fundação, professor Trajano Sardenberg (no exercício da presidência). O dirigente lembrou que o foco de atuação da Famesp é na área de assistência médica, porém não deixa de apoiar projetos, ações e atividades que envolvam a parte de ensino e pesquisa.

A vice-diretora da FMB, professora Maria Cristina Pereira Lima (Kika), iniciou seu discurso agradecendo os envolvidos com a organização do evento. “Quero agradecer o CENEPP, NEAD e as outras instâncias por todo esforço de capacitar os professores da Universidade”, frisou. “No momento difícil pelo qual o país passa é importante que nós estejamos todos juntos, todos nós que valorizamos a docência”. A dirigente ressaltou ainda o esforço empreendido por todas as direções do câmpus, incluindo as unidades auxiliares, que tem a finalidade de desconstruir muros e construir pontes.

Inaugurações

Durante a tarde do dia 11 de outubro, as atividades se concentraram na sede do NEAD.TIS. Houve a apresentação da nova Escola Médica Virtual (EMV) e foi inaugurada a sala interativa do Núcleo. Os professores Deilson Elgui de Oliveira e Ana Silvia S. B. Seabra Ferreira realizaram apresentações sobre o uso da plataforma Moodle para o ensino de graduação e o uso das ferramentas Google para o ensino de graduação.