O IV SIMPTAP acontece dia 22 de novembro e visa quebrar estigmas sobre este tipo de transtorno
No dia 22 de novembro, o Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – câmpus de Botucatu, promove o IV SIMPTAP – Simpósio sobre Transtornos Alimentares e os Cuidados na Prática Clínica. O evento, que acontece no Espaço do IB Eventos, aborda diferentes assuntos relacionados aos transtornos alimentares e carrega como temática principal: “Transtornos alimentares à luz da Ciência – Superando Estigmas e Avançando no Cuidado Clínico.”
De acordo com Pamela Camila Furlanetto, nutricionista pelo IBB e uma das idealizadoras do SIMPTAP, o evento surgiu devido à grande demanda encontrada na população pelos estudantes da graduação em nutrição.
“Percebemos que, ao chegar nos estágios, os estudantes se depararam com diferentes casos de transtornos alimentares e, na graduação, este assunto era pouco debatido. Notamos a intensa demanda da população por atendimento especializado, aliado à falta de profissionais capacitados. Por isso, a criação do simpósio tornou-se algo essencial, principalmente, na parte clínica”, explicou Pamela Camila.
De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, estima-se que mais de 70 milhões de pessoas no mundo sejam afetadas por algum transtorno alimentar, incluindo anorexia, bulimia, compulsão alimentar, entre outros. Neste cenário torna-se necessário, inclusive, quebrar estigmas relacionados ao assunto.
“Há muitas crenças relacionadas aos transtornos alimentares. Muitos culpam a família, que comumente está adoecida, necessitando de acolhimento. Buscamos demonstrar a complexidade da etiologia, além de estratégias para incluir a família como ferramenta no tratamento”, destacou Pamela Carolina.O IV SIMPTAP é um evento aberto a estudantes ou profissionais da área da saúde que desejam se aprofundar no assunto e adquirir um olhar versátil sobre as formas de tratamento.
Segundo Renata Maria Galvão de Campos Cintra, docente do Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação do IBB e responsável pelo Centro de Estudos e Práticas em Nutrição, o evento é uma oportunidade para os participantes ampliarem o repertório de conhecimentos, uma forma de aprenderem mais sobre terapia nutricional, além de ser um caminho para se engajarem em um assunto de relevância para a sociedade.
“Nem sempre o profissional da saúde está preparado para atender essa enfermidade, por isso acredito que o simpósio contribui muito neste aspecto. Outro fator que devemos destacar é que, diante de todas as demandas sociais, nós temos uma incidência cada vez maior de diferentes transtornos alimentares. Porém, há perspectivas de melhoria e preparo, além de discussões para que os profissionais saibam como tratar dos pacientes. Desse modo, podemos focar em um futuro melhor, não apenas para quem sofre com os transtornos, mas para toda família”, afirmou a professora Renata.
As inscrições para o evento podem ser realizadas através do site: https://eventos.ibb.unesp.br/ivsimptap/
Compartilhe esta notícia