IB receberá Cartório Eleitoral para cadastramento biométrico

No próximo dia 23 de janeiro, das 10 às 16 horas, o Instituto de Biociências da Unesp, câmpus de Rubião Júnior-Botucatu, irá receber na sala 4 da Central de Aulas 3, a equipe do Cartório Eleitoral da 26ª Zona Eleitoral [abrange Botucatu, Pardinho e Itatinga]. Ela estará à disposição da população em geral que ainda precisa passar pelo cadastramento biométrico. O serviço é gratuito e nada mais é do que uma identificação do eleitor por meio da impressão digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento.

Para fazer a biometria basta que a pessoa tenha em mãos RG, CNH, certidão de nascimento, certidão de casamento ou carteira de trabalho; comprovante de residência (não precisa cópia e não precisa estar no nome da pessoa); título de eleitor (se tiver). Além da biometria, aqueles que estiverem no IB no próximo dia 23 de janeiro poderão solicitar transferência ou mesmo emitir a 1ª via do título a jovens a partir dos 16 anos ou que completarão esta idade até o dia das eleições deste ano, marcadas para 7 de outubro.

O cidadão que não realizar sua biometria até 23 de março terá o título cancelado. Consequentemente, o eleitor não poderá: inscrever-se em concursos públicos, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrências públicas e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Segundo Jane Leme, analista judiciária da 26ª ZE, somente em Botucatu são 104 mil eleitores. Destes, cerca de 25 mil ainda não realizaram o cadastramento biométrico. “Claro que parte deste público já não mora em Botucatu, mas também não efetivou sua transferência para outra cidade. Por isso estamos fazendo esse algo a mais, com ações fora do cartório, justamente para facilitar ao cidadão e ele não perca seu direito ao voto, a maior conquista da democracia”, argumenta.

Mais informações

Vale lembrar que o Cartório Eleitoral atende a população de segunda a sexta. Neste mês de janeiro, das 9h30 às 17h30. A partir de fevereiro, o atendimento volta a ser realizado das 8h30 às 18h30. O órgão está localizado na Rua Monsenhor Ferrari, 466 – Centro. Mais informações pelos telefones: (14) 3814-5536 / 3815-5379.