
Desde o início das atividades, a unidade tem atuado para reduzir a demanda reprimida por cirurgias eletivas.

Em operação há poucos meses, o Hospital do Bairro já alcança um marco importante para a saúde pública de Botucatu: 500 procedimentos cirúrgicos realizados, beneficiando diretamente moradores da cidade encaminhados pelas Unidades de Saúde.
O Hospital foi estruturado para atender exclusivamente pacientes do município, oferecendo procedimentos de baixa e média complexidade. Desde o início das atividades, a unidade tem atuado para reduzir a demanda reprimida por cirurgias eletivas, estimada em cerca de 4 mil procedimentos.
Entre as especialidades com maior volume de cirurgias realizadas até o momento, destacam-se:
. Gastroenterologia: 37%
. Oftalmologia: 31%
. Urologia: 15%
. Dermatologia: 11%
. Vascular: 4%
Esse resultado é fruto de uma força-tarefa iniciada ainda em fevereiro, com a capacitação de mais de 50 profissionais de saúde. A equipe passou por treinamentos técnicos nas áreas de ética e manejo de pacientes, segurança do trabalhador, plano de gerenciamento de resíduos, higiene hospitalar, cuidados pré e pós-operatórios, assistência farmacêutica e boas práticas de saúde estabelecidas pela Anvisa (RDC 15).
Com gestão realizada pela OSS Pirangi, em convênio com a Prefeitura de Botucatu, o Hospital do Bairro vem se consolidando como um importante equipamento de apoio à rede municipal de saúde. O foco é garantir mais agilidade, qualidade e segurança no atendimento ao cidadão, ao mesmo tempo em que desafoga a fila por procedimentos cirúrgicos.
Compartilhe esta notícia