Hospital das Clínicas de Botucatu completa 15 anos de autarquização

Geral
Hospital das Clínicas de Botucatu completa 15 anos de autarquização 01 agosto 2025

A transformação em autarquia estadual ocorreu oficialmente em 2010, após um período de transição iniciado em 2002.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) completou nesta quinta-feira (31) o período de 15 anos desde sua autarquização. O processo marcou a mudança do modelo de financiamento da unidade, que deixou de ser custeada pela Unesp e pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), passando a receber recursos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e da produção do Sistema Único de Saúde (SUS).

A transformação em autarquia estadual ocorreu oficialmente em 2010, após um período de transição iniciado em 2002. Na oportunidade o hospital enfrentava dificuldades orçamentárias recorrentes, que impactavam no custeio, na estrutura e na reposição de profissionais.

Segundo o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o HCFMB se mantém, desde 2020, como o segundo maior hospital público do Estado em número de atendimentos, atrás apenas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Em 2023, a unidade realizou 4.148.649 atendimentos, entre consultas ambulatoriais, procedimentos de urgência, emergência e exames. O número representa um crescimento de 11,4% em relação ao ano anterior.

A autarquização também ampliou a capacidade de gestão e viabilizou a implementação de novos serviços, obras e estruturas. Atualmente, o HCFMB atende pacientes de 68 municípios da região.

A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) continuam com papel ativo no funcionamento da unidade. A FMB mantém suas atividades de ensino e pesquisa no hospital, enquanto a Famesp contribui com a gestão de recursos, especialmente em situações de contingência orçamentária.

Comemoração dos 15 anos de autarquia

Nesta quinta-feira (31) o HCFMB foi palco de uma celebração os 15 anos de sua autarquização. O evento reuniu servidores, autoridades, gestores, docentes e demais representantes da saúde pública em uma tarde de homenagens e reflexões.

O evento também prestou uma homenagem especial ao professor Pasqual Barretti, com a entrega do “Crachá de Pioneiro”, em reconhecimento à sua liderança na transição para o modelo autárquico.

O evento foi realizado pela Superintendência do HCFMB e pelo Núcleo de Eventos da Gerência de Relações Institucionais do HCFMB.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Gold Silver
Oferecimento