Entre os dias 21 de outubro de 2012 até o dia 17 de fevereiro de 2013. Será este o período do horário de verão, quando os relógios deverão ser adiantados uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, além do Estado da Bahia. O principal objetivo é atenuar o consumo de energia no horário considerado de pico, compreendido entre 18 ? s 21 horas.
O decreto presidencial prevê que o horário de verão deve começar no terceiro domingo de outubro e terminar no terceiro domingo de fevereiro.
Embora existam divergências, para muita gente que gosta deste horário em que os dias ficam maiores, é um bom momento de aproveitar mais os dias para fazer caminhadas, conversar com os amigos e aproveitar o calor do verão, ainda economizando energia.
Basicamente, o horário de verão visa a economia do consumo de energia por meio do melhor aproveitamento da luz natural do dia, ou seja, tem como base a diminuição do tempo em que as pessoas precisam ficar com a luz acesa. Foi adotado pela primeira vez no território brasileiro no ano de 1931 e depois de muitas idas e vindas, devido ao fato de muitos não aceitarem o horário, ele retornou no ano de 1985 e agora é colocado anualmente e depois de alguns anos, mais precisamente no ano de 2008 foi decretado por lei, a data de início e fim do horário de verão.
Dados estatísticos revelam que por meio do aproveitamento da luz natural, obtém-se uma redução de 4 a 5% no consumo de energia elétrica, o que faz com que o país não sofra com problemas decorrentes da falta de energia. Inicia-se no verão pelo fato de a estação ser a mais quente e a que mais provoca o aumento do consumo de eletricidade: refrigeração, condicionamento de ar, ventilação etc., além de apresentar os dias mais longos que as noites.
Foto: Divulgação
Compartilhe esta notícia