A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, comemorou, no dia 24 de maio, seus 47 anos de atividades. A celebração da data teve show com o grupo musical de choro do Instituto de Artes da Unesp, café da manhã para a comunidade universitária no Terreiro de Café da Fazenda Lageado e o Encontro de Ex-Alunos de Agronomia e Engenharia Florestal.
Um dos pontos altos da comemoração foi a Sessão Solene da Congregação, realizada na tarde de 25 de maio, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo. Marcada pela emoção, a solenidade teve uma homenagem póstuma aos professores Antonio Celso Wagner Zanin, Nilton Luiz de Souza e Tosiaki Kimoto. Também foram homenageados os servidores que completaram 25, 30, 35 e 40 anos de trabalho e o professor Antônio de Pádua Sousa, docente aposentado do Departamento de Engenharia Rural.
Além dos professores Edivaldo Domingues Velini e José Matheus Yalenti Perosa, diretor e vice da FCA, a mesa da solenidade foi composta pela professora Marilza Cunha Rudge, Pró-Reitora de Pós-Graduação da Unesp; Julio Nakagawa, ex-diretor e Professor Emérito da FCA; professor Leonardo Theodoro Büll, ex-diretor da FCA; professor José Carlos Peraçoli, vice-diretor da Faculdade de Medicina da Unesp; José Paes de Almeida Nogueira Pinto, vice-diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia; Renato Eugênio Diniz, diretor do Instituto de Biociências e Marcio Campos, secretário municipal de Agricultura, representando o prefeito de Botucatu.
{n}Homenagens{/n}
Os familiares dos professores Antonio Celso Wagner Zanin, Nilton Luiz de Souza e Tosiaki Kimoto receberam placas com homenagens aos seus entes queridos. Recentemente, os três professores foram indicados pela Congregação da FCA para dar nomes a ruas do câmpus da Unesp, em Rubião Júnior. A homenagem expressa gratidão e reconhecimento pelo trabalho e dedicação daqueles que contribuíram para a excelência da FCA, anunciou a Diretora Técnica Acadêmica da FCA, Sueli Aparecida Zanardo Honório.
Falando em nome da Congregação da FCA, o professor Roberto Lyra Villas-Bôas, saudou os servidores que completaram 25, 30, 35 e 40 anos de atuação. O crescimento ainda maior da FCA é uma certeza. Os senhores plantaram essa semente com cuidado e por isso as raízes são profundas, o que nos dá a garantia de uma produção de frutos ainda maior no futuro. Agradeço e parabenizo pelo comprometimento e contribuição na caminhada.
A homenagem ao professor Antonio de Pádua Souza foi feita pelo professor Osmar de Carvalho Bueno, do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial da FCA. Foram lembrados aspectos da atuação do professor Pádua em diversas instâncias da vida universitária, tais como o Departamento de Engenharia Rural, a supervisão das Fazendas, os programas de pós-graduação da FCA, a Biblioteca do Lageado, a Revista Irriga, além de funções relevantes em instituições como a Fatec/Botucatu, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea/SP) e Associação de Engenharia de Botucatu.
Também foram destacadas as participações em eventos científicos, atividades didáticas, as diversas orientações a alunos e a atuação do professor como ouvidor geral da FCA. Fica seu exemplo para toda a comunidade universitária e a sociedade em geral, discursou o professor Osmar Bueno. É o exemplo da participação efetiva que leva ao conhecimento de fato da instituição FCA, condição essencial para sua construção, consolidação e avanço.
Em seu agradecimento, o professor Pádua saudou os colaboradores em sua trajetória de 42 anos de serviços prestados ? FCA. Agradeço a todos que contribuíram e me fizeram merecedor dessa distinção. Certamente, notaram o amor e o carinho que tenho por essa Faculdade ? qual dediquei o melhor de minha vida. Agradeço a todos os servidores pela colaboração e presteza, aos alunos que me fizeram crescer e ? família, pelo apoio e tranquilidade para que pudesse exercer meu trabalho.
O professor, que continuará a exercer suas funções como voluntário, ressaltou a importância de celebrar o aniversário da Faculdade. Aos 47 anos, a FCA é uma vencedora pela qualidade do seu ensino e trabalho. Meus votos de muito sucesso na formação de novos profissionais e um futuro de muitas conquistas.
{n}Pronunciamentos{/n}
O diretor da FCA, professor Edivaldo Velini, começou seu pronunciamento lembrando que a vida de uma instituição não se conta em anos, e sim através dos seus números. São cerca de 5 mil profissionais formados, entre os cursos de graduação e pós-graduação. Se, atualmente, o Brasil tem saúde financeira é graças ao superávit proporcionado pelo agronegócio. O Brasil caminha para ser, de fato, o celeiro do mundo. E nós formamos 5 mil profissionais que ajudaram ao construir esse cenário.
O professor Velini elencou algumas realizações de sua gestão, que termina em fevereiro de 2013. Dentre as conquistas, ele ressaltou a contratação de 11 docentes e 62 servidores, a implantação do Sítio Modelo e a criação do curso de Bioprocessos, que vai envolver as quatro unidades da Unesp e deve trazer para Botucatu cerca de duas dezenas de novos docentes, além de servidores técnico-administrativos e aproximadamente 300 alunos. Agradeço a comunidade pelo empenho e participação nesse processo. É fundamental trabalhar com pessoas dispostas ao diálogo para construir soluções que atendam aos interesses do todos.
O pronunciamento da professora Marilza Vieira Cunha Rudge, pró-reitora de Pesquisa da Unesp, encerrou a solenidade. Ela lembrou sua sólida amizade com o professor Pádua, a quem também fez questão de homenagear: Você merece essa distinção. Ao parabenizar a FCA, a Pró-Reitora lembrou a criação da curso de Agronomia, nos tempos da antiga FCMBB, através da iniciativa dos alunos. É uma história muito bonita. Todos temos orgulho de fazer parte da Unesp. Mas posso dizer que a Unesp também tem muito orgulho pela história da FCA.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf