Dois médicos, dois pilotos e um operador tático da Polícia Rodoviária Federal participaram da operação que partiu de Bauru com destino a Botucatu nesta sexta (12)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada pela Central de Transplantes nesta sexta-feira (12) para realizar o transporte de um coração e equipe médica de Bauru a Botucatu. A captação do órgão ocorreu no Hospital de Base e o transporte foi por via terrestre até o Aeroclube de Bauru, com escolta de viaturas da 3.ª Companhia de Polícia Militar do 4.º Batalhão de Caçadores.
No aeródromo, o coração, dois médicos, dois pilotos e um operador tático da PRF embarcaram em um helicóptero modelo Bell 407, da corporação. O deslocamento entre Bauru e Botucatu durou 24 minutos.
O desembarque foi realizado no campo de futebol da Unesp em Botucatu, de onde a equipe seguiu, de carro, até o Hospital das Clínicas da universidade. A PRF ressalta que a aeronave, ao realizar o transporte de órgãos, em uma corrida contra o tempo, é uma ferramenta indispensável para salvar vidas, especialmente quando trata-se de coração, órgão humano com menor durabilidade sem irrigação sanguínea.
Fonte: JCNET/Sampi
Compartilhe esta notícia