HC de Botucatu faz transplante cardíaco após captação com programa inédito

Geral
HC de Botucatu faz transplante cardíaco após captação com programa inédito 17 fevereiro 2025

Serviço de Transplante Cardíaco do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) utilizou o programa TransplantAR Aviação Solidária

Pela primeira vez, o Serviço de Transplante Cardíaco do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) utilizou o programa TransplantAR Aviação Solidária para captar um coração na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo.

O programa, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA) em 2024, disponibiliza aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos destinados a transplantes. Segundo Marcello Laneza Felício, chefe do Serviço, a iniciativa é inovadora.

“Além de dar agilidade na logística de captação de órgãos, conseguimos ampliar a chance de sucesso na realização dos procedimentos cirúrgicos”, diz.

A equipe concluiu a captação no Hospital Adib Jatene e retornou ao HCFMB para a realização do transplante cardíaco. O receptor foi um homem e seu estado de saúde é estável.

Este foi o segundo transplante realizado pelo Serviço de Transplante Cardíaco do HCFMB em 2025. Em seis anos de serviço, cerca de 75 de transplantes foram realizados.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Sabores do Verão 25
Oferecimento