Termo aponta critérios e como é realizado o redirecionamento dos pacientes do Pronto-Socorro Adulto à rede básica de saúde
No último dia 11, representantes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram para assinar, de forma inédita, um termo de pactuação sobre o redirecionamento dos pacientes acolhidos no Pronto-Socorro Adulto (PSA), equipamento de Saúde gerenciado pelo Hospital em parceria com a Prefeitura Municipal de Botucatu.
O termo aponta os critérios e como é realizado o redirecionamento dos pacientes do PSA à rede básica de saúde nos casos em que, de acordo com o Protocolo de Classificação de Risco, o quadro for considerado azul, ou seja, quando não há urgência para o atendimento e o paciente pode aguardar ou ser encaminhado para as UBSs.
“Depois de passar pela classificação de risco e o quadro ser considerado como azul, o paciente recebe uma carta de encaminhamento e o Serviço Social indica a UBS de referência mais próxima da residência dele e, se necessário, viabilizamos o transporte para o paciente com o município. Quando o atendimento acontece das 18h às 21h, ele é encaminhado para a unidade com pronto atendimento noturno também mais próxima da casa do paciente”, explica Dr.ª Giovana.
A elaboração do termo teve a assessoria do Núcleo de Gestão de Qualidade do HCFMB. “O documento de pactuação é um desdobramento do mapeamento de processos assessorado pelo Núcleo de Gestão da Qualidade em que identificamos, junto aos gestores, as necessidades de acordos para a melhoria de fluxos”, explica a enfermeira Juliana da Silva Oliveira, coordenadora do Núcleo.
Dr.ª Giovana reforça a importância deste termo para a assistência. “A pactuação é muito importante para o direcionamento adequado do paciente, de acordo com o nível de complexidade do caso, garantindo a continuidade do serviço e otimizando os processos”.
Estiveram presentes na reunião a Gerente Médica do HCFMB e Coordenadora Médica do PSA, Dr.ª Giovana Tuccille Comes Brambilla, o Coordenador de Enfermagem das Unidades Críticas, Ricardo Eugênio Maranzatto, e a Coordenadora de Enfermagem do PSA, Patrícia Correa de Souza. Representando a Secretaria de Saúde, compareceram a Secretária Adjunta de Saúde, Valéria Maria Lopes Manduca Ferreira, o médico responsável pelo Programa Saúde da Família, Dr. Oscar Antônio Grama Hoeppner e a Coordenadora de Enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Ana Lúcia Forti Luque.
Compartilhe esta notícia