HC de Botucatu é destaque nacional com pesquisas premiadas em radioterapia

Geral
HC de Botucatu é destaque nacional com pesquisas premiadas em radioterapia 13 agosto 2025

O objetivo foi promover a atualização científica, troca de experiências e discussão de inovações tecnológicas em radioterapia.

O Serviço de Radioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) foi premiado com dois trabalhos científicos apresentados no Congresso Brasileiro de Radioterapia 2025. O evento foi realizado em Vitória (ES) e reuniu centenas de especialistas nacionais e internacionais da área. O objetivo foi promover a atualização científica, troca de experiências e discussão de inovações tecnológicas em radioterapia.

Reconhecimento científico

Dois trabalhos desenvolvidos por profissionais de saúde do HCFMB foram premiados em primeiro e segundo lugar na categoria “apresentações orais” no Congresso.

1º lugar: “Mapeando o Risco de Recidiva na Fossa Supraclavicular e Mamária Interna: uma meta-análise”

2º lugar: “Previsão Otimizada do Volume de Bexiga na Tomografia de Planejamento: Uma Ferramenta Rápida e Precisa para a Radioterapia Prostática”

O trabalho que ficou em primeiro lugar tratou de um importante problema no tratamento com radioterapia para câncer de mama: quais áreas da região do pescoço e do tórax devem ser incluídas no campo de radiação. Com base em uma análise de quase mil casos de recidiva (quando o câncer volta), coletados de estudos internacionais, os autores criaram uma proposta de recomendação mais clara e baseada em evidências. Essa proposta ajuda a melhorar os resultados do tratamento, diminuir efeitos colaterais e preencher uma lacuna nas orientações atuais usadas pelos profissionais.

Já o segundo colocado apresentou uma solução prática para clínicas que não têm tomógrafos específicos para radioterapia. O estudo desenvolveu uma fórmula matemática simples e precisa para calcular o volume da bexiga durante o planejamento do tratamento de câncer de próstata. Com isso, é possível verificar rapidamente se a bexiga está no volume ideal, sem precisar repetir exames ou atrasar o início do tratamento. É uma ferramenta barata, fácil de usar e que contribui diretamente para um atendimento mais eficiente e de qualidade.

“Essas premiações representam um marco histórico para o HCFMB, pois é a primeira vez que a instituição conquista simultaneamente o 1º e o 2º lugar nas apresentações orais do principal congresso nacional de radioterapia”, pontua o Chefe do Serviço de Radioterapia do HCFMB, Gustavo A. Viani. 

Autores

1º lugar – “Mapeando o Risco de Recidiva na Fossa Supraclavicular e Mamária Interna: uma meta-análise”

Marcelo Dante Tacconi Alvarez

Ana Carolina Hamamura

Gustavo Arruda Viani

2º lugar – “Previsão Otimizada do Volume de Bexiga na Tomografia de Planejamento: Uma Ferramenta Rápida e Precisa para a Radioterapia Prostática”

Rafaela Ferraz Camargo

Lucas Francisco Carmello Guimarães

Marcelo Dante Tacconi Alvarez

Gustavo Lopes Gonçalves

Ana Carolina Hamamura

Gustavo Arruda Viani

Os dois trabalhos foram apresentados por Marcelo Dante (físico médico residente) e Rafaela Camargo (técnica em radioterapia), representando a equipe multiprofissional da Radioterapia do HCFMB.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento