Grupo Escoteiro planta mudas de árvores em trecho de ciclovia em Botucatu

Boa ação do Grupo Escoteiro em Botucatu

Escoteiro Botucatu

O Grupo Escoteiro, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, realizou neste sábado, dia 22, o plantio de 50 mudas de árvores. O evento foi realizado no entorno da ciclovia existente no trecho entre as Ruas José Tiago e Silvestre Bartoli, no Jardim Itamarati.

A proposta com o plantio das árvores é criar um ambiente agradável para as presentes e futuras gerações. O aprendizado pela prática é uma das bases do Movimento Escoteiro.

Os jovens são incentivados a desenvolverem suas habilidades pela ação, valorizando o treinamento para autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa. A ação observa os erros como parte da jornada, fonte de aprendizagem, já que são um passo em busca do acerto.

Um movimento para jovens, feito por jovens. Essa é principal engrenagem do Movimento Escoteiro, ou seja, a vitalidade das crianças, adolescentes e jovens que passam por nossos caminhos e renovam nossas energias, aliada à experiência dos adultos voluntários.

O que é o Escotismo?

O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes.

Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

É verdadeiramente no grupo escoteiro que o Escotismo acontece. Os jovens são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase.

O Programa Educativo ainda se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho. O apoio político não leva em conta partidos, mas o compromisso do parlamentar que se une à União Parlamentar Escoteira do Brasil de atuar de acordo com os princípios e propostas do Escotismo.

Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

Caso queira participar das atividades , poderá entrar em contato com as mídias sociais ou comparecer na sede grupo na Rua Vitória Regia, 191, Vila Paraíso, de terça-feira (das 19h30 às 21h) e sábado (das 14h30 às 17h)

Veja fotos em 360 e siga os Escoteiros de Botucatu no Facebook pelo link https://www.facebook.com/gepa27/photos/a.1629505390671607/2359826417639497?type=3&sfns=mo

Leia também no Acontece Botucatu

Shopping Botucatu vai permitir entrada de animais de estimação