![Grupo de Proteção Ambiental tem patrulhamento ampliado em Botucatu](https://acontecebotucatu.com.br/wp-content/themes/ciatheme-botucatu/assets/img/calendar.png)
A Guarda Civil Municipal de Botucatu está reestruturando as equipes especializadas da instituição.
![](https://acontecebotucatu.com.br/wp-content/uploads/2025/02/2025-02-07-09-24-24-sme_9291.jpg)
Com a operacionalização da ROMU (Ronda Municipal) desde o início de 2025, também foi ampliado o Grupo de Proteção Ambiental (GPA), que passou a operar com novos agentes. Agora a população pode contar com 11 guardas e 3 viaturas, trabalhando diariamente nas áreas rurais e ambientais de Botucatu.
Com ampliação do efetivo, a presença da GCM ganhou maior efetividade preventiva nas estradas, propriedades, distritos e bairros rurais de Botucatu, que hoje estão em uma área de 1.486,4 km² de extensão territorial, mais de 1.000 km de estradas rurais e aproximadamente 1.200 propriedades cadastradas na área rural do município.
Com o atual efetivo, a GCM disponibilizou uma viatura dedicada ao patrulhamento na região de Vitoriana, Rio Bonito, Porto Said, Mina e Alvorada da Barra.
A segunda viatura está destinada a região de César Neto (Anhumas), Demétria, Cascata da Marta, Green Valley, Campos Eliseos, Piapara, Usina Indiana, Pátio 8, Rubião Júnior, Faxinal, Chaparral e Monte Alegre.
Por fim, a terceira equipe é destinada ao Inspetor Ambiental, que visa o combate a infrações ambientais, apoio as demais viaturas do GPA, bem como patrulhamento preventivo na barragem da Represa do Rio Pardo.
Compartilhe esta notícia