Houve crescimento também nos programas de desenvolvimento profissional
A gradual recuperação do segmento de ônibus urbano neste último trimestre de 2023 tem possibilitado que o Grupo Caio retome as contratações, principalmente de profissionais para as áreas produtivas das empresas. Também tem impulsionado treinamentos internos, programas de qualificação de mão-de-obra e de desenvolvimento profissional, beneficiando seus colaboradores e toda a comunidade.
O Grupo Caio segue como uma das maiores marcas empregadoras da região, tendo seu time composto por profissionais das cidades de Botucatu, São Manuel, Barra Bonita, Igaraçu do Tietê, Areiópolis, Conchas, Itatinga, Bofete e Lençóis Paulista.
No ano de 2023, apesar de um período de baixa produção no início do segundo semestre, está apresentando sinais de retomada. Somente em 2023foram gerados mais de 1.170 novos postos de trabalho para áreas produtivas, de apoio e administrativas. As oportunidades de crescimento profissional também se estenderam aos colaboradores por meio dos 45 recrutamentos internos realizados.
Inez Cristina Daroz, gestora de Recrutamento & Seleção e Treinamento & Desenvolvimento do departamento de Gente & Gestão do Grupo Caio, pontua os aspectos positivos dos números conquistados:
“Cada nova contratação que efetuamos é motivo de muita alegria, pois sabemos que estamos beneficiando famílias e a comunidade. Também é muito gratificante gerar oportunidades internas para que nosso time possa evoluir e sentir-se motivado a continuar buscando novos conhecimentos”.
Os profissionais tiveram acesso a treinamentos que somaram mais de 15 mil horas/aula em áreas como: Leitura e Interpretação de Desenhos, Simbologia de Solda, Excel, Treinamentos com Fornecedores, Ferramentas Ágeis, Métodos Redução de Custos, entre outros.
Também há um programa de treinamento direcionado a gestores, chamado Programa de Desenvolvimento de Liderança, ministrado durante o ano e que abordou temas como proatividade, liderança humanizada, inteligência emocional e comprometimento com resultados.
Já a comunidade é beneficiada por iniciativas que incentivam o aprendizado, como palestras em escolas técnicas, parceria junto a entidades de formação técnica e de qualificação de mão-de-obra, por meio de cursos gratuitos.
Outra ação de desenvolvimento profissional realizado pelo Grupo Caio é o Programa de Estágios. Em sua sétima edição, formou 22 jovens neste ano. Com duração de aproximadamente 11 meses, foram desenvolvidas atividades nas áreas fabris e administrativas, com treinamentos técnicos e comportamentais.
O final do programa contou com apresentações dos projetos desenvolvidos pelos universitários. O Programa de Aprendizagem Industrial, uma parceria entre a Caio e o SENAI, emprega 91 jovens. São oito cursos voltados à produção, nos quais os alunos aprendem por meio de aulas teóricas e práticas, realizadas no Senai e na empresa.
Veja também
Cetesb abre inscrições para concurso público no interior de SP com salários de até R$ 8 milCompartilhe esta notícia