GPA resgata Seriema com fratura exposta no Distrito Industrial de Botucatu

O Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, resgatou na manhã deste domingo, dia 19, uma seriema que estava ferida no Distrito Industrial de Botucatu. Ao chegarem no local os agentes do GPA, inspetor Carlos e GCM Odair, encontraram a ave com uma fratura exposta em uma das pernas.

Ela estava em um sítio nas proximidades do Distrito Industrial 3. A ave foi capturada e de imediato encaminhado ao CEMPAS da FMVZ/Unesp, ficando aos cuidados de veterinários do local.

As seriemas são os únicos membros vivos da pequena família de pássaros Cariamidae, que é também a única linhagem sobrevivente da ordem Cariamiformes. Anteriormente pensava-se ser relacionado aos gruiformes, mas são atualmente colocados perto dos falcões, dos papagaios e dos pássaros. Seus parentes mais próximos são os extintos pássaros do terror.

São comuns em muitas áreas da América do sul ao Sul da Amazônia, a Seriema é encontrado em pastagens, cerrados e campinas do leste do Brasil, desde do estado do Ceará até o estado do Mato Grosso e leste da Bolívia, e ao sul para o Uruguai, Paraguai e Argentina Províncias de San Luis, La Pampa e Entre Rios. Na verdade, a Seriema de pernas vermelhas é um dos maiores pássaros no Centro do Brasil.