
Além da penalidade, o infrator foi orientado a remover completamente o material descartado no prazo de 24 horas

Na última terça-feira (14) a equipe do Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal de Botucatu foi acionada pelo Centro de Operações Integradas (COI) para averiguar uma denúncia de descarte irregular de entulho e resíduos sólidos em via pública.
O caso foi registrado no bairro Plaza Martin, onde os agentes constataram o acúmulo de materiais descartados de forma indevida. Durante a averiguação, a equipe identificou a proximidade do entulho com um barracão recém-construído, o que levou à abordagem do proprietário do imóvel.
O responsável, de 47 anos, admitiu ser o autor do descarte irregular. Diante dos fatos, foi lavrado o Auto de Infração nº 866/2024, com base na Lei Municipal nº 3.286/93, resultando em uma multa no valor de R$ 600,00.
Além da penalidade, o infrator foi orientado a remover completamente o material descartado no prazo de 24 horas, sob pena de novas autuações em caso de descumprimento.
📊 Números preocupam
Somente em 2025, o GPA já contabiliza 52 infrações ambientais em Botucatu, divididas da seguinte forma:
29 descartes irregulares de entulho
12 queimadas
09 podas drásticas ou cortes irregulares de árvores
02 casos de pichação ou afixação indevida de cartazes
A GCM reforça que o descarte irregular de resíduos compromete o meio ambiente, a limpeza urbana e a saúde pública, e que a colaboração da população é essencial para denunciar e coibir essas práticas.
Compartilhe esta notícia