GPA autua responsável por descarte irregular de resíduos no bairro Plaza Martin, em Botucatu

Geral
GPA autua responsável por descarte irregular de resíduos no bairro Plaza Martin, em Botucatu 15 maio 2025

Além da penalidade, o infrator foi orientado a remover completamente o material descartado no prazo de 24 horas

Na última terça-feira (14) a equipe do Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal de Botucatu foi acionada pelo Centro de Operações Integradas (COI) para averiguar uma denúncia de descarte irregular de entulho e resíduos sólidos em via pública.

O caso foi registrado no bairro Plaza Martin, onde os agentes constataram o acúmulo de materiais descartados de forma indevida. Durante a averiguação, a equipe identificou a proximidade do entulho com um barracão recém-construído, o que levou à abordagem do proprietário do imóvel.

O responsável, de 47 anos, admitiu ser o autor do descarte irregular. Diante dos fatos, foi lavrado o Auto de Infração nº 866/2024, com base na Lei Municipal nº 3.286/93, resultando em uma multa no valor de R$ 600,00.

Além da penalidade, o infrator foi orientado a remover completamente o material descartado no prazo de 24 horas, sob pena de novas autuações em caso de descumprimento.

📊 Números preocupam

Somente em 2025, o GPA já contabiliza 52 infrações ambientais em Botucatu, divididas da seguinte forma:

29 descartes irregulares de entulho

12 queimadas

09 podas drásticas ou cortes irregulares de árvores

02 casos de pichação ou afixação indevida de cartazes

A GCM reforça que o descarte irregular de resíduos compromete o meio ambiente, a limpeza urbana e a saúde pública, e que a colaboração da população é essencial para denunciar e coibir essas práticas.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento