Golpe feito pelo Facebook Messenger já atinge usuários brasileiros

Geral
Golpe feito pelo Facebook Messenger já atinge usuários brasileiros 30 agosto 2017

 

Um novo malware está atingindo usuários do Facebook Messenger na América Latina, incluindo o Brasil. Descoberto pela Kaspersky, o vírus infecta o usuário com adware e se espalha pelo serviço de mensagens do Facebook.

Tudo começa quando um contato é infectado e envia uma mensagem para o usuário com um link. Ao clicar no link, o usuário é direcionado a um documento do Google Docs com uma foto do perfil da vítima e que cria um link para um suposto vídeo. Mas, quando a pessoa tenta reproduzir o vídeo, é enviada para diversos sites que roubam dados sobre o computador do usuário, além de algumas informações pessoais.

O malware atua diferentemente dependendo de qual for o navegador usado pela vítima. No Firefox e no Safari, ele exibe uma mensagem de atualização falsa do Flash. No Chrome, o usuário é direcionado a uma versão falsa do YouTube que pede a instalação de uma extensão para o Chrome.

A Kaspersky diz que a investigação do ataque não sugere que algum trojan ou exploit seja baixado para dispositivos, mas eles lembram que cibercriminosos já devem ganhar dinheiro com o golpe a partir da publicidade exibida em sites falsos e o acesso a diversas contas do Facebook.

Como sempre, a melhor forma de se manter seguro na internet é tomar bastante cuidado com os links que você clica – se for algo suspeito demais, é bom evitar.

Fonte: Olhar Digital

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento