A obra traz a trajetória do professor do IBB, Dr. Igor Vassilieff
O professor Igor Vassilieff, fundador do Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX), laboratório vinculado ao Instituto de Biociências da Unesp (IBB) – Câmpus de Botucatu, lançou recentemente a sua autobiografia. A obra, intitulada “Biografia do Prof. Dr. Igor Vassilieff”, publicada pela Editora Dialética, apresenta os desafios enfrentados ao longo da carreira do docente, além dos motivos pessoais e profissionais que levaram Vassilieff a fundar o CEATOX.
O livro possui 212 páginas de uma emocionante história de vida e desafios enfrentados no cenário da Toxicologia no Brasil. “O livro é a minha vida!”, afirma o professor.
Vassilieff foi um dos pioneiros do estudo e ensino de Toxicologia Clínica no Brasil, e relembra com orgulho algumas de suas conquistas: “Publiquei mais de 33 trabalhos científicos de pesquisas em revistas nacionais e internacionais e 189 trabalhos científicos apresentados em reuniões científicas nacionais e internacionais”.
Após ter encerrado a Faculdade de Farmácia Bioquímica na USP em São Paulo, o professor do IBB iniciou a sua docência em 1971, aos 28 anos, na disciplina de Farmacologia, no Departamento de Ciências Fisiológicas da antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB). No mesmo ano, em janeiro de 1971, Vassilieff fundou o Laboratório de Toxicologia Analítica e Toxicologia Clínica junto à Farmacologia do IBB que, futuramente, em 1983, passou a integrar o grupo dos Centros de Informação Toxicológica do estado de São Paulo.
O CEATOX tem como objetivo desenvolver atividades na área de Toxicologia, tais como: prestar assistência e serviços à comunidade, desenvolver e apoiar pesquisa básica e aplicada e participar da formação de profissionais na área por meio de estágios, cursos de extensão universitária e especialização Lato Sensu em Toxicologia e eventos.
Ao ser questionado sobre a sua biografia, Vassilieff declara: “O meu objetivo é a minha luta na minha vida biológica, que não foi nada fácil. Por isso, resolvi escrever minha autobiografia para servir de exemplo para outras pessoas”. Correlacionando a sua vida pessoal com a sua experiência toxicológica, ele finaliza: “Consegui atingir meu objetivo de vida biológica com meus 81 anos e nove meses com as bênçãos de Deus, sempre com fé”.
A venda o livro “Biografia do Prof. Dr. Igor Vassilieff” está disponível no site da Editora Dialética:
Compartilhe esta notícia