Frota de Botucatu ultrapassa os 100 mil veículos em 2019

Trânsito em Botucatu

Botucatu tem 100.364 mil veículos para 145 mil habitantes (Arquivo Acontece Botucatu)

Que Botucatu tem um trânsito complicado, todo mundo sabe. A cada dia que passa surgem mais reclamações pelos mais diversos motivos, como falta de educação, vias apertadas e não muito bem conservadas, entre outros. Mas talvez um fator seja determinante para essa sensação de piora durante os anos, o aumento da frota.

Acontece Botucatu fez uma consulta ao DENATRAN sobre as estatísticas de nossa cidade em todas as categorias de veículos e os números chegam a espantar, se levarmos em conta que a cidade pouco evoluiu em sua estrutura viária. Nos últimos 20 anos a frota de veículos subiu mais de 150%.

Hoje nossa frota, contando todas as categorias, é de 100 mil e 364 veículos. Os dados foram contabilizados até fevereiro de 2019 pelo DENATRAN. Em 1998, por exemplo, tínhamos menos de 40 mil veículos no mesmo período.

É válido destacar que a frota de veículos muda constantemente, pois, da mesma forma que veículos zero km ou vindo de outras localidades são incorporados, alguns são transferidos do município/Estado de São Paulo para outras localidades.

A frota é composta da seguinte forma com as principais categorias de veículos:

Total de veículos 100.364

Carros – 62.097

Caminhões – 1878

Tratores – 365

Caminhonetes – 7.646

Motocicletas – 16.534

Ônibus – 476

Utilitários – 761

Dante Delmanto sofre com aumento da frota e pouca estrutura

A frota quase triplicou em 20 anos, mas a estrutura viária de Botucatu pouco mudou. As obras mais expressivas nesse período foram a duplicação das Rodovias Domingos Sartori e Antônio Butgnoli, que ligam Botucatu à Rubião Junior.

Considerado ponto nevrálgico do trânsito em Botucatu, a ligação área central e região norte teve apenas o alargamento do viaduto na Major Matheus como alternativa. Essa área concentra bairros populosos como a Vila dos Lavradores. O viaduto que vai ligar os bairros Jardim Cristina e Jardim Paraíso é uma esperança para desafogar o fluxo dessa região.

Outro ponto crítico é a Avenida Dante Delmanto. Em horários de pico recebe o fluxo da Antônio Butignoli na volta da Unesp e Marechal Rondon. O comércio ali cresceu, o número de alunos, funcionários e pacientes da Unesp aumentou e a via pouco apresentou de alternativas nas últimas duas décadas.

Esses são apenas alguns exemplos de uma cidade que pouco foi estimulada para se expandir nos últimos anos. Apenas entre 2012 e 2014 houve demanda para a extensa área que margeia a Rodovia João Hipólito Martins, com as construções do Fórum e Shopping Botucatu respectivamente.