Rafael Cervone*
Patrícia Dias Silva Almeida**
Prosperidade e vida de qualidade. Quem leva em conta esses atributos para definir um lugar para morar, visitar ou empreender terá Botucatu como uma das mais fortes candidatas a ser o destino escolhido. A Diretoria Regional do Ciesp, que comemora 74 anos em 10 de junho, contribuiu para isso ao longo de sua história, ao apoiar e promover o fomento da indústria, decisivo para o crescimento sustentado e a inclusão.
Há pelo menos uma década, a “Cidade dos Bons Ares e Boas Escolas” destaca-se por apresentar índices de desenvolvimento econômico e social acima da média brasileira. Capaz de oferecer modernidade, tecnologia e segurança, aliadas a sistemas de saúde e educação de qualidade, além de uma natureza exuberante, Botucatu consolida-se como polo regional e atrativo de grandes investimentos.
Localização privilegiada, infraestrutura robusta, capital humano diferenciado e o caráter empreendedor e responsável que norteia as políticas públicas locais conferem ao município a possibilidade de se conectar de maneira competitiva e colaborativa com os principais centros consumidores nacionais. Há um fluxo de intercâmbio nas principais áreas do conhecimento, que se transforma em benefícios reais para a população.
A Diretoria Regional do Ciesp de Botucatu, instalada em 10 de junho de 1950, teve como primeiro diretor Emílio Pedutti. Seu conselho era integrado pelos empresários Américo Alvarez Rodrigues, Bruno Losi, Francisco Blasi, Orlando Milanesi, Osvaldo Lunardi e Sidraco Bachi. Foi a primeira regional a contar com sede própria, inaugurada em 29 de setembro de 1989, com 300 metros de área construída. O terreno é uma doação das famílias Massa e Marins. Em dezembro de 1995, houve a ampliação em 200 metros quadrados.
No mesmo ano, foi adquirido um prédio de 1.270 metros quadrados para a instalação do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial Incubadora de Botucatu. Ações conjuntas com o Sebrae-SP e a prefeitura vêm possibilitando o desenvolvimento de empresas incubadas, que se consolidam cada vez mais no mercado local.
Em outra frente, o Núcleo de Jovens Empreendedores da Regional lançou, em 2023, o projeto “Empreenda Jovem”. Trata-se de palestras descontraídas, totalmente gratuitas, com conteúdo relevante, focado nos alunos do terceiro ano do Ensino Médio e estudantes universitários. Objetivo é levar conhecimento, reflexões, histórias de sucesso, muita inspiração e motivação para quem está disposto a mergulhar de cabeça no mundo do empreendedorismo ou até mesmo investir na própria carreira. A iniciativa também visa despertar novas lideranças e abordar temas relacionados a comportamento e posicionamento no ambiente de trabalho.
O Ciesp Botucatu também realiza trabalho de mobilização e engajamento nos municípios da região para ser o elo entre o poder público e a indústria na busca por geração de empregos, aumento de produtividade e desenvolvimento. Está trabalhando, ainda, no âmbito do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para constituir uma coalizão regional com o intuito de acolher e dar resolutividade às demandas dos empresários.
Em todas as vertentes, a indústria e a entidade que a representa em Botucatu são protagonistas do progresso da cidade e da região. A Diretoria Regional do Ciesp, na atual gestão, agrega valores à história da entidade, realizando um trabalho com ênfase no desenvolvimento de pessoas, na governança e na inovação.
Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
*Patrícia Dias Silva Almeida é a diretora-titular do Ciesp Botucatu. É a primeira mulher a assumir o cargo na história da Regional.
Compartilhe esta notícia