A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, teve quatro trabalhos premiados na Conferência Facta, um dos eventos técnicos mais importantes do setor de avicultura brasileiro, realizado em Campinas/SP, de 10 a 12 de junho.
O evento, promovido pela Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta), reuniu cerca de 700 participantes para um encontro focado em pesquisas, ciência e tecnologias para a avicultura.
Durante a conferência, aconteceu a entrega do Prêmio Lamas 2013, que tem o objetivo de promover a pesquisa acadêmica e laboratorial e a busca de soluções para a cadeia produtiva avícola.
Dentre os 220 trabalhos inscritos, 29 foram de Botucatu, incluindo pesquisas desenvolvidas na FMVZ e no Instituto de Biociências (IB). Das quatro categorias em que o prêmio é entregue (Produção, Sanidade, Nutrição e Outras Áreas) trabalhos desenvolvidos na FMVZ venceram três, além de conquistar uma menção honrosa. O vencedor de cada categoria recebeu um prêmio de 2 mil reais.
Na categoria Nutrição o vencedor foi o trabalho Efeito da Arginina e aditivos fitogênicos em dietas para frangos de corte criados em estresse cíclico por calor sobre resposta imune celular, de Vitor Barbosa Fascina, pós-doutorando do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da FMVZ, supervisionado pelo professor José Roberto Sartori.
Na mesma categoria, recebeu Menção Honrosa o trabalho L- [13C1] metionina como traçador no sangue de frangos de corte em diferentes fases de crescimento, de Ana Cristina Stradiotti, doutoranda em Zootecnia pela FMVZ e orientada pelo professor Antonio Celso Pezzato. O trabalho foi realizado em parceria com o Centro de Isótopos Estáveis do IB.
Na categoria Sanidade, foi premiado o trabalho Resposta imune de frangos de corte tratados com a proteína flic e desafiados com salmonella typhimurium, apresentado por Taís Cremasco Donato, a partir da tese de doutorado de Ana Angelita Sampaio Batista. O trabalho foi orientado pelo professor Raphael Lúcio Andreatti Filho.
O trabalho TURNOVER do carbono-13 no músculo peitoral de frangos de corte na fase de crescimento, venceu a categoria Outras Áreas. Sua autora é Vanessa Cristina Pelicia, que desenvolve seu pós-doutorado junto ao Centro de Isótopos Estáveis, sob a supervisão do professor Carlos Ducatti, com a colaboração do Laboratório de Nutrição de Aves do Departamento de Nutrição e Melhoramento Animal da FMVZ.
{n}Repercussão{/n}
Para o professor Pezzato esse resultado é a coroação do bom trabalho de equipe realizado pela área de avicultura da Faculdade. A qualidade dos nossos estudos foi premiada num evento de grande expressão, onde estavam os melhores pesquisadores da área, das melhores instituições. O resultado pode ter surpreendido alguns, mas é fruto de um trabalho que vem sendo realizado há anos.
O professor Sartori lembrou que a Facta é um evento de caráter exclusivamente técnico, com intensa participação do setor produtivo. Esse prêmio é muito valorizado pelas universidades e pela indústria na área. É uma felicidade sermos reconhecidos dentro de um universo que envolve todos os centros de excelência em pesquisas sobre o tema.
O professor Andreatti também ressaltou a importância do evento para a avicultura brasileira. Além do número de pessoas que participa é um evento que explora muito a parte científica. Para cada um de nós e para a Faculdade esse desempenho é muito significativo.
Recentemente, pesquisas com enfoque em sanidade avícola desenvolvidas pelo setor de Ornitopatologia do Departamento de Clínica Veterinária obtiveram destaque em eventos científicos importantes. O trabalho Produção de IgA secretória em frangos tratados com Lactobacillus spp, apresentado por Ana Angelita Sampaio Batista, a partir da dissertação de mestrado de Ticiana Rocha, foi premiado como melhor trabalho em pôster na categoria Food Safety durante o XXIV Congresso Mundial de Avicultura, realizado em Salvador, em agosto de 2012.
Em março de 2013 foi a vez do trabalho Uso de bacteriófagos líticos na desinfecção de casca de ovos contaminados com Salmonella Enteritidis, referente ? tese de doutorado de Guilherme Marietto Gonçalves, ser considerado melhor pesquisa na área de Sanidade no XI Congresso de Produção e Comercialização de Ovos, promovido pela Associação Paulista de Avicultura. Estamos cumprindo com o nosso papel de produzir ciência e formar bem as pessoas, salienta o professor Andreatti. O setor avícola tem reconhecido nosso trabalho. Isso é estimulante e gratificante.
{n}Nova estrutura{/n}
A partir do segundo semestre de 2013 a FMVZ deve ampliar seu potencial para desenvolver pesquisas na área de avicultura com a inauguração do Laboratório de Nutrição de Aves II. Ele é fruto de uma parceria antiga com o Centro de Isótopos Estáveis do IB consolidada através do Projeto Temático Isótopos Estáveis na Zootecnia, coordenado pelo professor Carlos Ducatti, do Centro, com a participação de professores da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/Botucatu) e da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV/Jaboticabal).
O montante de recursos utilizados para a construção do novo laboratório foi fornecido pela Reitoria da Unesp, como contrapartida do projeto temático, Paralelamente, o projeto possibilitou investimentos em áreas como suinocultura, bovinocultura, fábrica de ração, forragicultura, dentre outras, conta o professor Sartori. Essa parceria tem nos proporcionado resultados muito significativos em termos de produção científica Essas ampliações de estrutura e novos equipamentos vão melhorar ainda mais nosso desempenho.
Fonte Assessoria de Imprensa
Compartilhe esta notícia