
Na manhã da última segunda-feira, dia 22 de janeiro, os alunos do quinto ano de medicina da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) deram início às atividades do ano de 2018, primeiro dia após o período de férias. O Salão Nobre foi o local escolhido para uma recepção calorosa, que contou com a presença de dirigentes da FMB e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).
Os futuros médicos foram recepcionados com uma cerimônia de boas-vindas e demonstravam entusiasmo e euforia, uma vez que os alunos iniciam neste ano a etapa do internato; período da formação médica em que os alunos exercem de maneira prática estágios obrigatórios. A atividade contou com a presença da vice-diretora da FMB, professora Maria Cristina Pereira Lima (Kika), o superintendente do HCFMB, professor André Luís Balbi, a coordenadora do curso de medicina, professora Jacqueline S. C. Teixeira Caramori e o presidente da Comissão de Internato, professor Roberto Antônio de Araújo Costa.
Todos os dirigentes da unidade trouxeram em seus discursos palavras de motivação, encorajamento e estímulo aos alunos, mostrando os principais desafios deste novo ano e dando as boas-vindas ao cotidiano do HCFMB, que fará parte das atividades de internato. Os dirigentes também lembraram a importância da humanização dentro do ambiente hospitalar. Além disso, a cerimônia contou com uma apresentação musical, realizada pelos próprios alunos do curso.
Dentre os discursos e atividades realizadas durante a recepção, a professora do Departamento de Clínica Médica, Adriana Polachini do Valle, também transmitiu uma mensagem aos alunos. A docente abordou o tema da “Segurança do paciente”, com enfoque especial à questão da responsabilidade médica.
Compartilhe esta notícia