De 6 a 8 de agosto, diversos servidores da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e do Hospital das Clínicas (HCFMB) passaram pela terceira etapa do treinamento Desenvolvimento de Gestores, promovido pela Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) da Reitoria. Ao todo, o processo que teve a primeira etapa em 2011 e a segunda no inicio do deste ano, envolveu cerca de 110 gestores de ambas as instituições.
A atividade faz parte do Programa Permanente de Formação dos Servidores Técnicos Administrativos da Unesp, que via ? familiarização dos funcionários e gestores em todos os níveis hierárquicos com a ferramenta Avaliação de Desenvolvimento Profissional (ADP). É através dessa ferramenta que a FMB e a Unesp em geral buscam a otimização do desempenho de seus funcionários e o aprimoramento de suas atividades.
A terceira etapa foi ministrada por Gustavo Falcão, consultor da MOT (Mudanças Organizacionais e Treinamentos). Por meio de dinâmicas, estudos de casos e jogos, os servidores participantes puderam interagir, trocar experiências e expor as mudanças já alcançadas em seus setores de trabalho.
Pode-se falar do que já mudou. Os servidores-gestores já têm mais consciência da ferramenta ADP, sabem como usar. Persistem, orientam e acompanham a evolução dos funcionários, destaca Falcão, que também faz questão de destacar o grande desafio do Programa Permanente, que é a conscientização de que o aumento do desempenho da Avaliação de Desenvolvimento Profissional deve ser contínuo. O esforço tem de ser eterno. Compartilhado com todos os servidores, para isso é necessário muita persistência dos líderes, completa.
Fernanda Silva, coordenadora de Recursos Humanos da Unesp, responsável pelas unidades de Botucatu, Sorocaba e Itapeva, acompanha todas as etapas do programa apoiando as atividades e frisa a grande importância da realização desse processo. O programa trata-se de discussões e reflexões sobre a melhoria do processo de desenvolvimento dos servidores da Unesp. Isso, através de cursos e treinamentos para que haja prestação de serviços mais eficazes, afirma.
Essa espécie de ação promovida pela universidade cumpre determinações do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unesp, cuja missão, entre outros pontos, busca promover a formação profissional junto ? qualidade de vida, inovação tecnológica, a sociedade sustentável, equidade social e direitos humanos com participação democrática de todos inseridos na instituição.
Fonte: Sérgio Viana
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB