Filhote de onça-parda recebe cuidados na Unesp de Botucatu após ser resgatado em plantação de cana

Geral
Filhote de onça-parda recebe cuidados na Unesp de Botucatu após ser resgatado em plantação de cana 08 outubro 2025

O animal, com cerca de 30 dias de vida, foi encontrado ferido em uma plantação de cana e pode ter se perdido da mãe por causa das queimadas na região.

Prefeitura de Cerqueira César/Divulgação

O Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas), da Unesp de Botucatu, recebeu nesta segunda-feira (6) um filhote de onça-parda (Puma concolor) resgatado com ferimentos nas patas. O animal, com aproximadamente 30 dias de vida, foi encontrado por trabalhadores em uma plantação de cana-de-açúcar na zona rural de Cerqueira César.

Segundo a Prefeitura de Cerqueira César, o resgate foi realizado pelo secretário municipal de Meio Ambiente e biólogo Thiago Godoi, após ser acionado pelos funcionários da lavoura. A principal suspeita é de que o filhote tenha se afastado da mãe em meio às queimadas que atingem com frequência a região nesta época de seca.

O pequeno felino foi encaminhado ao Cempas da Unesp, onde recebeu os primeiros cuidados veterinários e seguirá em observação até se recuperar totalmente. De acordo com a equipe técnica, o retorno do animal à natureza só deverá ocorrer quando ele atingir autonomia para caçar e se defender, o que pode levar mais de um ano.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento